Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará venceu todos os grandes que enfrentou na caminhada até a conquista do Nordestão

(Foto: Ceará/Ascom)

Na última terça-feira, 4, o Ceará entrou em campo para decidir a finalíssima da Copa do Nordeste diante do Bahia. No primeiro jogo da decisão, o vovô levou a melhor e venceu por 3 a 1 no estádio Pituaçu com gols de Fernando Sobral, Cléber e Mateus Gonçalves. No jogo da  volta, 1 a 0 com gol de Cléber e a confirmação do bicampeonato.

O retrospecto de triunfo sobre os grandes da competição é um fator a ser levado em conta. O Alvinegro derrotou as principais camisas de peso que enfrentou até chegar na grande final da competição regional. O primeiro foi o Sport, ainda na 7º rodada da fase de grupos.

Ceará 2 x 1 Sport

Com pênaltis perdidos para os dois lados, Ceará e Sport travaram um duelo sem torcida no Castelão. Marquinhos abriu o placar para o rubro-negro aos 36 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Ceará iniciou elétrico e empatou com Felipe Silva. O ‘Baxola’ ainda perdeu uma penalidade em seguida.

O Sport também teve sua chance de pênalti após a arbitragem marcar falta na área de Luiz Otávio. Hernane foi para a bola, mas cobrou no travessão. Rafael Sóbis foi expulso aos 38 minutos, deixando a situação do Ceará ainda mais melancólica. Na reta final da partida, mais um pênalti marcado a favor do Vovô. Ricardinho cobrou sem mistério e virou o placar para o alvinegro.

Ceará 1 x 0 Vitória

Depois de eliminar o Rubro-Negro em 2013, 2014 e 2015 na Copa do Nordeste, o Vozão voltou a repetir o feito. Após pênalti marcado, Vinicius (Vina) finalizou sem chances para o goleiro fazendo o único gol da partida. O jogo até começou com certo domínio do rubro-negro, mas depois da penalidade que aconteceu no fim da primeira etapa, o time do Ceará conseguiu neutralizar as principais invertidas do Vitória.

O jogo ainda contou com a expulsão de Luiz Otávio, que inflamou o duelo e se tornou um jogo de ataque contra defesa. Ainda teve uma excelente defesa de Fernando Prass após chute forte do lateral-esquerdo Carleto em falta próxima da grande da área.

Fortaleza 0 x 1 Ceará

No Clássico-Rei histórico contra o Fortaleza pela semifinal, o Ceará levou a melhor. O vovô venceu o confronto por 1 a 0 com gol marcado pelo zagueiro Klaus de cabeça que substituía Luiz Otávio. A partida foi de superioridade pelo lado Alvinegro, que taticamente anulou as principais jogadas do Tricolor durantes os 90 minutos.

Ceará 3 x 1 Bahia

Após começar perdendo por 1 a 0, o Ceará logo achou o gol de empate com Fernando Sobral e venceu o Bahia por 3 a 1 no jogo de ida da final após mais uma bela atuação coletiva da equipe. A virada da equipe Alvinegra veio no segundo tempo com gols de Cléber e Mateus Gonçalves.

Bahia 0 x 1 Ceará

Em um jogo que o Bahia precisava do placar, o Ceará mais uma vez se distribuiu bem em campo e fechou os espaços. O adversário teve que arriscar de fora da área e tendo que sair mais para o jogo deu brechas para o vovô marcar com Cléber aos 15 minutos da segunda etapa, após boa jogada na linha de fundo de Bruno Pacheco que deixou o atacante sozinho para completar e garantir o título para o Alvinegro.