Meu Vozão Ceará Sporting Club

Com gol de Cléber, Ceará vence o Fortaleza e deixa a zona de rebaixamento; Veja detalhes do jogo

Foto: Davi Rocha

Ceará e Fortaleza se encararam, na noite dessa quarta-feira (1), pela terceira rodada do Brasileirão. Em duelo muito “pegado” e de muitos cartões, na Arena Castelão, o Vovô venceu por 1 a 0 com gol de Cléber, marcado ao fim da primeira etapa. Com o resultado, o Alvinegro foi aos nove ponto, saiu temporariamente da zona de rebaixamento e subiu para a 15ª colocação da tabela.

PRIMEIRO TEMPO

O Clássico-Rei já começou “pegando fogo”. Devido à utilização de sinalizadores por parte da torcida do Fortaleza, a arbitragem paralisou a partida com vários minutos por causa da “fumaceira” que fazia dentro de campo. Ao reiniciar do jogo, logo aconteceu uma confusão quase que generalizada em que Felipe, do Fortaleza, empurrou o rosto de Richard Coelho, do Ceará. Ao ser chamado pelo árbitro de vídeo para analisar a cena, o juiz expulsou o volante e o auxiliar técnico tricolor e deu cartão amarelo para o volante alvinegro.

Enquanto a confusão ainda era acalmada, Luiz Otávio deixou o gramado com dores na coxa e deu vaga para Gabriel Lacerda, obrigando o Ceará exercer a primeira alteração com apenas 20 minutos de bola rolando.

A primeira chance clara da partida veio com o Fortaleza, aos 23. Moisés escapou por dentro, deixou dois alvinegros para trás, entrou na área e bateu para o gol. A bola passou com perigo pelo gol de João Ricardo, mas mandou para fora.

Um minuto depois, foi a vez do Ceará chegar assustando. Em bola cruzada na área, Cléber deu um toquinho com o pé, mas a bola chegou fraca nas mãos de Marcelo Boeck.

Com o relógio próximo aos 30, Erick quase abriu o placar. Em sobra na entrada da área, o atacante do Alvinegro pegou de primeira com o pé esquerdo e o goleiro leonino deu apenas um “golpe de vista”.

O Ceará mandou a bola para rede aos 36 minutos com Vina, após grande chance com Cléber no minuto anterior. O meia recebeu dentro da área e mandou para o fundo do barbante, mas o gol foi anulado por impedimento de Richard Coelho no início da jogada. Três minutos depois, Lima mandou um “balaço” de fora da área e obrigou Boeck fazer uma grande defesa para evitar um golaço do Vovô.

Devido às várias paralisações, o árbitro deu 10 minutos de acréscimos e o gol alvinegro veio no último minuto. Vina deu uma passe de letra para Cléber que saiu cara a cara com Marcelo Boeck e tocou no cantinho para colocar o Ceará à frente do marcador.

Cléber comemorando seu gol na primeira etapa. Foto: Davi Rocha

SEGUNDO TEMPO

Com os dois volantes já pendurados com cartão amarelo, Lucas Silvestre, que estava substituindo seu pai e treinador da equipe Dorival Júnior, suspenso, mudou sua equipe já no intervalo e voltou com Fernando Sobral na vaga de Richardson.

Em um período de muitas faltas e marcação, o Fortaleza chegou com a melhor chance de balançar as redes com Silvio Romero. Após boa jogada de Lucas Lima, o meia tocou para o centroavante que perdeu uma chance clara de empatar o duelo. Após isso, Juan Pablo Vojvoda os substituiu por Zé Welison e Robson. Pressionando pelo gol, Robson teve uma chance logo depois que entrou, mas errou na hora da batida e mandou para fora. Aos 20 minutos, mais uma oportunidade para o Leão. Robson arriscou de fora e João Ricardo fez uma grande defesa, a sua primeira na partida.

Para dar uma renovada no “gás” do setor ofensivo, Matheus Peixoto e Iury Castilho entraram nos lugares de Cléber e Erick. Buscando fazer o mesmo, Vojvoda pôs o atacante Romarinho no canto de Ceballos, Lucas Crispim na vaga de Hércules e e Depietri no lugar de Moisés. Com o tricolor se jogando ao ataque e a defesa alvinegra deixando alguns espaços, o meia e capitão Vina saiu para dar lugar ao jovem Marcos Victor para formar trio na zaga com Messias e Gabriel Lacerda.

Com a posse da bola e assumindo as todas as ações, o Fortaleza teve mais uma oportunidade aos 40 minutos. Robson entrou na área, puxou para o fundo e tocou para dentro, na busca por Titi. Mas, antes do zagueiro chegar, João Ricardo deu um toquinho para evitar o empate.

Vitorioso, o Ceará somou mais três pontos e agora tem nove. Resultado esse que tira o Alvinegro da zona de rebaixamento temporariamente e o leva para a 15ª posição da tabela. Agora, o Vovô já foca no duelo do próximo sábado (4), quando recebe o Coritiba-PR, na Arena Castelão, pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, às 19h.