Ceará e Bahia se enfrentaram nesta quarta-feira (6), às 21h30, na Arena Castelão, em partida válida pela quinta rodada da Copa do Nordeste de 2024. Apresentando uma atuação de alguns bons momentos ofensivos, porém sofrendo com a pressão do ataque adversário, o Vozão foi derrotado pelo placar de 2×1, com gols de Erick Pulga, Everaldo e Thaciano. Com o revés, os comandados de Vagner Mancini caíram para a sétima posição do Grupo A, com seis pontos.
“Vergonha”! Jogadoras do Ceará descobrem extinção da equipe através da mídia e reagem diante de descaso
PRIMEIRO TEMPO
Se aproveitando do fator casa e do apoio de sua torcida, o Ceará foi quem melhor iniciou o duelo, logo esbanjando um ímpeto ofensivo que levou a equipe da casa a rapidamente inaugurar o placar na noite cearense. Aos nove minutos, Erick Pulga foi capaz de se livrar da marcação e estufar a rede do goleiro Marcos Felipe, assim colocando o Vozão na dianteira do duelo. O tento, porém, aparentou inflamar o Bahia, que logo buscou responder impondo seu próprio ritmo à partida e, assim, tomando conta das principais ações ofensivas; Everton Ribeiro e Santiago Arias até mesmo tentaram igualar a fatura na Arena Castelão, mas quem trouxe o empate ao placar da noite foi Everaldo. Aos 37′, o atacante se aproveitou de um bom passe de Thaciano para colocar a redonda no fundo da meta de Richard – que, por sua vez, ainda realizou boas defesas antes do apito do árbitro – e, assim, dar números finais à etapa.

SEGUNDO TEMPO
O empate e domínio do Bahia na segunda metade do primeiro tempo aparentou causar uma reação na equipe do Ceará, que voltou ao segundo tempo disposta a dominar os minutos iniciais. Desta forma, Aylon forçou uma boa defesa do goleiro Marcos Felipe antes mesmo do primeiro minuto, enquanto Erick Pulga também usou sua cabeça aos dois minutos para ameaçar a meta do Tricolor baiano. A resposta dos visitantes chegou através dos pés de Thaciano, que se viu dentro da área pronto para finalizar, mas acabou escorregando e chutando a bola para a linha de fundo.
Após diversas alterações em ambas as equipes, o Vozão voltou ao ataque com Lucas Mugni e, em seu primeiro toque na bola, foi capaz de produzir uma boa chance, forçando mais uma intervenção do arqueiro adversário. Este se mostrou como o último avanço de perigo dos donos da casa antes que o Bahia fosse capaz de consolidar a virada aos 38′; em uma jogada de troca de passes entre Arias e Thaciano, o camisa 16 foi capaz de completar um cruzamento rasteiro e estufar a rede alvinegra.
O tento que enfureceu a torcida do Ceará que estava presente no Castelão foi seguido por quase o terceiro gol do Bahia, com Richard realizando uma defesa milagrosa após uma ótima jogada de Biel. A tentativa de resposta do Vozão veio um minuto depois, quando diversos membros do plantel cearense alegaram que a bola cruzou a linha do gol de Marcos Felipe antes do mesmo realizar uma boa defesa. Este se mostrou o último lance de perigo produzido no duelo, fato que consolidou a primeira derrota do Ceará na temporada de 2024 por 2×1.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.