O cenário para a Copa do Nordeste 2024 já está bem encaminhado. Ao todo, quase 30 clubes já estão garantidos na fase de grupos e preliminares da disputa na próxima temporada.
Se o formato do Nordestão for o mesmo da última temporada, a competição já conta com fase de grupos (12) e eliminatórias (16) montadas. Ao todo, são 28 clubes nesse desenho. Mantendo os critérios já conhecidos, os campeões estaduais estão garantidos e também o clube melhor posicionado no ranking de 2023 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em cada uma das três melhores federações de futebol nordestinas: Bahia, Ceará e Pernambuco.
Se o primeiro time desse ranking for também o campeão Estadual ou ou não tiver disputado a primeira divisão no ano anterior, a vaga passa para o segundo melhor ranqueado.
O Ceará, atual campeão da Copa do Nordeste, já está garantido na fase de grupos. Isso graças a sua posição no ranking da CBF. O Vovô vai em busca sua quarta taça na próxima temporada e também aumentar os números que já são marcantes na competição.
Nesse ano, o clube chegou a quinta final em 10 anos. Com o tricampeonato, o Alvinegro de Porangabuçu se firmou entre os maiores vencedores da “Lampions“, deixando para trás o Fortaleza, seu rival, e igualando o Sport-PE, que não vence há nove anos, e ficando atrás de Vitória-BA e Bahia, com quatro triunfos cada.
Ao todo, são 12 clubes classificados para a fase de grupos da Copa do Nordeste: América-RN, Bahia, CRB-AL, Fortaleza, Itabaiana-SE, Maranhã-MA, River-PI e Treze-PB, todos campeões estaduais, e Ceará, Náutico-PE e Vitória-BA pelo ranking da CBF.
Das equipes definidas para a pré-Copa do Nordeste 2024, nove são via ranking – ABC/RN, Altos/PI, Botafogo/PB, Confiança/SE, Ferroviário/CE, CSA/AL, Juazeirense/BA, Sampaio Corrêa/MA e Santa Cruz/PE -, cinco foram como vice-campeões de seus respectivos estados – Asa/AL, Jacuipense/BA, Moto Club/MA, Retrô/PE e Sousa/PB – e outros dois que ficaram na terceira posição do Estadual – Iguatu/CE e Potiguar de Mossoró/RN.
Copa do Nordeste de 1994 a 2023
Números de títulos da Copa do Nordeste de 1994 a 2023, por clube:
1º) 4 vezes – Vitória/BA e Bahia
3º) 3 vezes – Sport/PE e Ceará
5º) 2 vezes – Fortaleza
6º) 1 vez – América-RN, Campinense/PB, Santa Cruz/PE e Sampaio Corrêa/MA
Com o título, o estado também subiu no ranking e deixou os pernambucanos para trás, assumindo a segunda posição geral do campeonato.
Números de títulos da Copa do Nordeste de 1994 a 2023 por Estado:
1º) 8 vezes – Bahia
2º) 5 vezes – Ceará
3º) 4 vezes – Pernambuco
4º) 1 vez – Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão
Além dos números expressivos, é sempre bom lembrar que no Nordeste, apenas um time conseguiu o feito de Bicampeão invicto do torneio. A primeira vez em 2015, contando com um elenco recheado de craques como Ricardinho, Marinho, Magno Alves, entre outros. E a segunda em um ano de 2020 mundialmente marcante, em meio as dificuldades geradas pela pandemia, estádios vazios de presenças físicas, mas cheios de energias positivas em cada local do estado.
2024 pode ser a temporada para chegar ao topo regional e não deixar dúvidas da crescente nos últimos anos e mais uma vez avisar aos outros estados que o Ceará tá pedindo passagem há muito tempo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.