Meu Vozão Ceará Sporting Club

Decisões de Morinigo no Ceará são questionadas: “Não dá pra entender”

Gustavo Morinigo e Diosnel Burgos, treinador e auxiliar do Ceará.
Foto: Reprodução/Sportv

A eliminação precoce do Ceará na Copa do Brasil tem levantado alguns importantes questionamentos. À frente da equipe e comandando o grupo diante de uma boa campanha na temporada, isso é um fato, Gustavo Morinigo tem sido um dos principais alvos do ocorrido. Nas redes sociais, decisões tomadas pelo paraguaio foram detonadas por torcedores e pessoas da imprensa.

O principal algoz do Alvinegro nos últimos anos, principalmente em 2022, os pênaltis voltaram a ser problema para o Ceará. Na última quarta (15), o Vozão foi a campo e o fim todos já sabem: frustração. Após um bom início, gol aos 16 do primeiro tempo. O time recuou, deu a bola pro Ituano-SP jogar, sofreu pressão desnecessária e, perto do fim do primeiro tempo, cedeu empate em um escanteio. A equipe voltou mal também para a segunda etapa, levou o segundo gol e viu Rafael Carvalheira, atleta que a pouco tempo defendia as categorias de base do Ceará, fazer o gol da virada do Galo de Itu-SP e ter o gol anulado erroneamente pela arbitragem.

Com a partida indo para os pênaltis, Morinigo optou por mudar. E, dentre as cinco mudanças feitas pelo treinador, Erick, Guilherme Castilho e Vitor Gabriel, os três principais cobrados do time, foram substituídos. Nas cobranças alternadas, Jean Carlos, que entrou na vaga de Castilho, e Janderson, titular, perderam e o resultado foi a eliminação por 4 a 2.

Nas redes sociais, Morinigo não foi poupado! O treinador foi visto como o principal culpado pelo adeus à Copa do Brasil sem que o time sequer tenha chegado à terceira fase da competição. Dentre as reclamações, está a do repórter André Almeida, do Sistema Verdes Mares, afilada da TV Globo no Estado do Ceará. O jornalista criticou que o técnico tirou os principais cobradores da equipe e deixou Janderson, que, apesar de ser “peça-chave” do grupo, não estava fazendo uma boa partida.

“O Ceará tem 3 cobradores principais de pênaltis: Castilho, Erick e Vitor Gabriel. Com o jogo encaminhando para as penalidades, Morínigo tirou os 3. Vitor Gabriel saiu aos 44 do 2º tempo pra entrada de Álvaro (??). Janderson, que estava mal, ficou e perdeu. Não dá pra entender”, critirou o repórter.

Além dos prejuízo esportivo, pois não terá mais a oportunidade de disputar a Copa do Brasil neste ano, ainda há a questão financeira, já que estava dentro do planejamento do clube arrecadar cerca de R$10 milhões com premiações do certame. Com a eliminação, o time alvinegro deixou de arrecadar R$2,1 milhões.