Meu Vozão Ceará Sporting Club

Dimas Filgueiras foi um dos técnicos com mais jogos à frente de uma equipe brasileira

Dimas Filgueiras, ídolo do Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

O nome de Dimas Filgueiras ficará para sempre na história do Ceará e do futebol cearense. Dos seus grandes feitos, ele ainda é o quinto técnico que mais vezes comandou um clube brasileiro. Os dados são do pesquisador Eugênio Fernandes Fonseca.

Falecido na manhã desta sexta-feira (22), o “Soldado Alvinegro“, como é apelidado por tudo o que fez pelo Vovô, Dimas foi e é um grande marco. No clube, ele foi atleta, treinador, supervisor, gerente, diretor de futebol, técnico do Sub-20 e também foi presidente.

Com o total de 13 jogos e importantes classificações, o legado dele já estava marcado desde antes de sua partida. Os números mostram, de acordo com o pesquisador Eugênio Fernando Fonseca, que ele foi e ainda é o quinto técnico que mais vezes comandou uma equipe do futebol brasileiro.

Dimas Filgueiras, ídolo do Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

Ao todo, foram nada menos que 514 jogos, colecionando 250 vitórias, 156 empates e 108 derrotas. Ele levou o Alvinegro ao títulos de campeão Cearense em 1989, 1996 e 2002, vice da Copa do Brasil de 1994, além de classificações para Taça Conmebol em 1995 e Sul-Americana 2011.

Apenas quatro treinadores estiveram à frente de equipes brasileiras mais vezes que Dimas. São eles: Lula pelo Santos com 999 jogos, Flávio Costa pelo Flamengo-RJ com 733 jogos, Osvaldo Brandão com 580 jogos pelo Palmeiras e Feola com 524 jogos pelo São Paulo. Os dados são do pesquisador Eugênio Fernando Fonseca.

Além disso, Dimas Filgueiras ainda soma partidas como atletas do clube. O ex-zagueiro disputou 133 jogos pelo Vozão, venceu 67, levou a pior em 34 e empatou 32 vezes. Ele ainda se sagrou campeão Estadual em 1975 e 1976.

CONFIRA NÚMEROS DE DIMAS FILGUEIRAS PELO CEARÁ