Meu Vozão Ceará Sporting Club

“O grande problema”; Disparidade entre titulares e reservas do Ceará causa preocupação

Jogadores do Ceará comemorando vitória.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

As competições de início de temporada já estão em fases decisivas. Eliminado precocemente na Copa do Brasil, o Ceará está na semifinal do Campeonato Cearense e virtualmente classificado para as quartas da Copa do Nordeste. Mas, apesar da boa campanha no todo, o treinador Gustavo Morinigo tem encontrado problemas em seu elenco.

Os 11 titulares são nomes que estão na “ponta da língua” do torcedor alvinegro. Mas, quando é momento de substituição, a queda de rendimento e falta de boas apresentações dos reservas são assuntos que estão incomodando e causando preocupação. Contratações como Luvannor e Chay, campeões da Série B do Campeonato Brasileiro ano passado, os dois são os mais cobrados até aqui.

E com o calendário apertado do futebol brasil, é necessário não ter apenas um time titular, mas um elenco forte e competente. Dentre tantas opiniões a respeito disso, está a de Danilo Queiroz, repórter do Futebolês, programa esportiva da TV Jangadeiro/STB. Na última sexta (17), o repórter falou sobre a dificuldade que Morinigo encontra para descansar os titulares, já que os reservas não estão dando conta do recado. Situação esta que obriga, inclusive, o treinador improvisar um atleta de uma posição em outra.

“Jogou na quarta, volta a jogar amanhã (sábado) e uma questão que a gente pode levantar é isso. A gente olha para o time do Ceará e pensa: poderia alterar em alguns setores para botar jogadores que estão descansados. E a gente pensa: quem? Por que tirar um titular e colocar outro que não jogou (contra o Ituano-SP)? É uma situação que o Ceará demonstra ter dificuldade em relação a elenco. Talvez esse seja o grande problema do Ceará nesse afunilamento de início de temporada”, opinou o repórter.

Valle ressaltar que, fora da Copa do Brasil, o Alvinegro ainda tem jogos decisivos pelo Estadual e Nordestão. No meio de abril será dada a largada da Série B e será necessário um elenco forte para que o sonho do retorno imediato à Série A do Brasileirão possa ser concretizado. A janela de transferências encerra no dia 3 de abril e, após isso, novos jogadores só poderão ser inscritos em julho.

Até o momento, o Ceará tem apenas um acerto. Destaque do futebol nordestino, o atacante Erick Pulga assinou um pré-contrato com o Alvinegro. Ele pertence ao Atlético Cearense e está emprestado ao Ferroviário, onde marcou nove gols e deu três assistências em 18 partidas.

Neste sábado (18), o Vovô encara o Iguatu, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Cearense. A bola vai rolar às 16h, na Arena Castelão. Para esta partida, o Ceará não conta com o lateral-direito Warley, que sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo no jogo de ida contra o Iguatu e, segundo o repórter Danilo Queiroz, deve ficar sem jogar entre quatro e seis semanas.