Meu Vozão Ceará Sporting Club

Tensão aumenta nos bastidores e eleições no Ceará podem sofrer nova reviravolta

Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

Os bastidores do Ceará está a “todo vapor”. Vivendo conflito institucional, as eleições para o Conselho Deliberativo podem sofrer nova reviravolta. Marcada para ocorrer no dia 23 de janeiro, o pleito pode ser adiado novamente por um imbróglio entre Conselho Deliberativo e Comissão Eleitoral do clube.

Marcada inicialmente para o dia 16 de dezembro, a eleição no Vovô foi adiada pela Justiça. Na época, respondendo uma solicitação da chapa “Conselho de Todos”, encabeçada pelo Vereador Danilo Lopes, pois a comissão eleitoral não havia cumprido, em tempo hábil, o repasse dos contatos dos conselheiros aptos para votar.

Desta forma, o Poder Judiciário acatou a solicitação e uma nova eleição foi marcada, desta vez para 23 de janeiro. Mas, esta também pode passar por alteração. Isso porque em reunião realizada na última terça (10), os conselheiros decidiram, de forma unânime, pela destituição da atual comissão eleitoral do Conselho Deliberativo e elegeram os novos integrantes da Comissão Eleitoral, que passa a ser composta por Paulo Vasconcelos, Roberto Nogueira, Nilo Saraiva, Misael da Silva, Nilo Saraiva, Giovani Correia e David Dias, com Ricardo Vieira como suplente.

À frente da chapa “Conselho Independente”, o advogado Jamilson Veras vê ilegalidade nesta ação. O edital contou com assinaturas de 25 conselheiros, o que autoriza que a reunião acontecesse. Mas, como nove destes conselheiros não estão adimplentes, não estão aptos para que possam exercer direitos junto ao Conselho Deliberativo.

“O referido edital traz um enquadramento errado para realizar a convocação, trazendo o art. 32, I do Estatuto, quando, em verdade, seria o art. 32, a, que prevê que, com justificativa, 25 conselheiros podem convocar uma reunião extraordinária do conselho deliberativo, com a convocação ocorrendo na forma prevista do art. 35, também do Estatuto”, ressaltou Jamilson.

As eleições da nova gestão do Conselho Deliberativo do Ceará estão marcadas para ocorrer em 23 de janeiro, uma segunda-feira. O formato da votação será híbrido, tanto virtual como presencialmente.