Meu Vozão Ceará Sporting Club

Elenco do Ceará está com condicionamento próximo ao de antes da paralisação; veja mais

Foto: Felipe Santos/ Ceará SC

Os jogadores do Ceará estão com nível de força similares ao período anterior à paralisação das atividades, devido à pandemia do novo coronavírus. Quem garante isso, é o preparador físico do clube, Eduardo Balallai, que concedeu entrevista ao site do Vozão. Com 77 dias de treinamentos paralisados, o preparador físico garantiu que os jogadores estão quase prontos para o retorno das competições.

“Os atletas são bem conscientes e profissionais. O atleta sabe da necessidade de se manter ativo durante a pausa. O que podemos constatar agora no retorno é a quase normalidade. Durante as avaliações, nós conseguimos mensurar esses níveis de força e eles ficaram bem próximos aos níveis anteriores, de antes da parada”, comentou.

Balallai também comentou quais são os treinos que os jogadores vem realizando com mais frequência. “Os índices de força e a potência muscular demoram um pouco mais a cair se comparados aos índices do rendimento cardiorrespiratório. Mesmo não tendo o cenário ideal de treinos, a manutenção dessas atividades, duas, três vezes na semana, nos deu uma garantia de que conseguiríamos manter esses níveis de força similares aos da antes da parada. E foi o que podemos constatar”, revelou o preparador físico sobre a importância dos treinamentos em “home office” pelos atletas.

Eduardo Balallai também comentou sobre a importância dos treinos de força para evitar possíveis lesões e também melhorar o desempenho dos jogadores. “Hoje, está mais do que provado que o treino de força melhora todas as valências físicas no futebol, além de ajudar na prevenção da incidência de lesões. É impossível você evitar lesão, pois ela é multifatorial. Mas alguns estudos já falam que os treinos de força reduzem em até 1/3 da incidência das lesões. Além disso, esses treinos melhoram os sprints, saltos, acelerações e desacelerações dos atletas”, finalizou.