Meu Vozão Ceará Sporting Club

Eliminado no Estadual Sub-20, Ceará deve ficar de fora de importante competição em 2023

Foto: Felipe Santos / Ceará SC

O Ceará foi eliminado do Campeonato Cearense Sub-20, na última quarta-feira (12), pelo Tirol. Desta forma, o Vovô não deve competir a Copa do Brasil da categoria na próxima temporada.

LEIA MAIS:
Ceará leva vantagem sobre o Cuiabá em confrontos pelo Brasileirão; Veja retrospecto
Duelo entre Ceará e Cuiabá terá transmissão da TV aberta; saiba onde assistir

Ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Centro de Formação de Atletas do Tirol (Cefat), na semifinal do Estadual da categoria, o Vovô não só deixou de ir em busca do bicampeonato, mas também não deve conseguir vaga na Copa do Brasil Sub-23 de 2023.

Isso porque, como o Estado do Ceará é apenas o sexto colocado no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apenas o campeão Cearense de cada ano se classifica para o torneio nacional da temporada seguinte. Ou seja, a vaga vai ficar com Fortaleza ou Tirol, os finalistas do Estadual Sub-20 de 2022.

Atualmente, os cinco melhores colocado no ranking por estados são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Cada um deles está representando por dois times, campeão e vice do Estadual do ano anterior. A única chance da equipe alvinegra disputar a competição é caso haja mudança nas regras, coisa que não deve ocorrer. E, caso aconteça, o Vovô não deve ser beneficiado pois sequer conseguiu à decisão do Cearense.

Por ter sido campeão Estadual em 2021, o Alvinegro está competindo a Copa do Brasil Sub-20 desta temporada. Até aqui, o Ceará realizou três partidas e está disputando as quartas da competição. Na primeira fase, venceu o Confiança-PB por 6 a 3. Nas oitavas, perdeu para o Náutico-PE na ida por 3 a 1, venceu na volta pelo mesmo placar e se classificou nos pênaltis por 3 a 2.

Agora, nas quartas do torneio, os crias do Vovô terão o Cruzeiro-MG como adversário. O primeiro confronto será na próxima quarta (19), às 17h, no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte-MG. A volta acontece no próximo dia 24, às 15h30. Local ainda não foi definido pela CBF.