Meu Vozão Ceará Sporting Club

Em “reencontro dos ex”, Ceará busca quebrar tabu de 10 anos contra o América-MG

Foto: Divulgação / Ceará SC

O estádio Independência vai receber o confronto entre América-MG e Ceará, na noite desta quarta-feira (8), em partida válida pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E, neste confronto, muita coisa vai estar em jogo. Além de almejar sair da zona de rebaixamento, o Vovô vai em busca de quebrar um tabu de não vencer o Coelho em Belo Horizonte há 10 anos pela elite do futebol nacional. Essa partida haverá reencontro de “ex”, já que seis dos envolvidos na partida já vestiram a camisa do adversário.

LEIA MAIS:
Trio de arbitragem paulista vai apitar jogo entre América-MG e Ceará; Confira quadro
Adversário do Ceará, América-MG tem uma das melhores campanhas como mandante no Brasileirão; Confira números
AGENDA ALVINEGRA! Veja programação do Ceará para duelos com América-MG e Goiás pelo Brasileirão

A primeira vez que as equipes se enfrentaram pelo Brasileirão foi em 2011 e, desde então, o time cearense nunca venceu na capital mineira. Naquele ano, o Alvinegro goleou o Coelho por 4 a 0, na 10ª rodada, mas a partida aconteceu no estádio Presidente Vargas, em solo alencarino. Os gols foram marcados por Fabrício, Washington (2) e Felipe Azevedo, hoje atacante do Coelho. O duelo de volta, pela 29ª rodada, o time americano aplicou 4 a 1 no Vovô, na Arena Jacaré.

Em 2018, quando os clubes voltaram a se enfrentar na Série A, não houve vencedor tanto no confronto de ida quanto no de volta. Após 2 a 2 na Arena Castelão, pela quinta rodada , a partida da 24ª rodada, em Belo Horizonte, encerrou por 0 a 0.

Como o América acabou sendo rebaixado naquele ano, um novo confronto só aconteceu em 2021, quando os mineiros retornaram à elite. A partida da rodada 18 aconteceu no Independência e teve os donos da casa como vitoriosos pelo placar de 2 a 0. É desde esse jogo, inclusive, que os americanos vêm de uma invencibilidade de nove meses sem sentir o gosto amargo da derrota dentro de casa. O último revés foi contra o RB Bragantino, no dia 23 de agosto daquele mesmo ano. Quando Vovô e Coelho duelaram no jogo do returno, pela 37ª rodada, a partida no Castelão não saiu do 0 a 0. Com isso, o Alvinegro, que sonhava com uma vaga na pré-Libertadores, deu adeus ao desejo de ir além na tabela.

Entre 2011 e 2021, o Ceará visitou o América-MG em três oportunidades pela Série A, perdeu duas e empatou uma. Nos seis duelos pelas equipes no Brasileirão, contabilizando tanto jogos dentro como fora de casa, o Vovô tem uma leve desvantagem. São duas vitórias do Coelho, três empates e uma do Alvinegro de Porangabuçu.

Outro fato bem marcado nesta partida de hoje é o reencontro entre “ex”. Atualmente, atletas que estão no Coelho, mas já defenderam o Vovô são o goleiro Jailson, lateral-direito Eduardo, volante Juninho Valoura e o atacante Felipe Azevedo, além do treinador Vagner Mancini. Azevedo é, inclusive, o segundo maior artilheiro da história do Ceará no Brasileirão na era dos pontos corridos com 12 gols, ao lado de Washington e Thiago Galhardo, e atrás somente de Vina. Pelo lado Alvinegro, o goleiro João Ricardo e o zagueiro Messias foram quem vestiram a camisa da equipe mineira no passado recente.

Hoje no América-MG, Felipe Azevedo foi autor de um dos quatro gols do Ceará na goleada sobre o Coelho. Foto: Divulgação / Ceará SC

Em busca de vencer os americanos em Minas Gerais pela primeira vez no Brasileirão, o treinador Dorival Júnior já sabe qual equipe vai escalar. Sem poder contar com Luiz Otávio, Lima e o goleiro Richard, todos lesionados, além de Dentinho e Léo Rafael, que estão em fase de transição física, o técnico contará com o retorno de seu volante Richardson, que cumpriu suspensão na última partida. Desta forma, o time deve iniciar com João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Rodrigo Lindoso, Richard Coelho e Vina; Mendoza, Erick E Cléber.

No lado do time da casa, também há baixas e o técnico Vagner Mancini pode ter até seis desfalques. No departamento médico, Paulinho Bóia, Índio Ramirez, Jori e Matheusinho não devem jogar, assim como Berrío que está em fase de transição física. Mancini deve postar sua equipe com Jailson, Patric, Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo, Felipe Azevedo e Aloísio.

Atualmente, o Vovô ocupa a 17ª posição da tabela com apenas 10 pontos somados em nove partidas. Foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Primeiro dentro do Z-4, uma vitória nesta noite pode levar o Alvinegro até mesmo para a nona colocação, subindo oito “degraus” na tabela. Já o Coelho, dono da segunda melhor campanha da competição como mandante, é quinto com 14 pontos, tem planos de entrar no G-4.

Confronto entre Ceará e América-MG acontece às 19h desta quarta-feira (8), no estádio Independência. A partida será válida pela rodada de número 10 do Brasileirão.