Meu Vozão Ceará Sporting Club

Estádio de Copa do Mundo, Arena Castelão sofre com danificação na estrutura

Foto: Divulgação / Governo do Estado

Estádio de Copa do Mundo, a Arena Castelão não vive os seus melhores momentos. Reformada para a principal competição de futebol, realizada no Brasil em 2014, a principal praça esportiva do Estado do Ceará atualmente mostra muitas situações delicadas. Em imagens enviadas por um torcedor, é possível ver parte da estrutura da arena danificada com rachaduras, infiltrações, ferrugem, assentos mal colocados e outros problemas.

LEIA MAIS:
Vina repete temporadas anteriores e segue como destaque do Ceará em 2022; veja números
Arbitragem peruana apitará jogo do Ceará pela Sul-Americana; veja
Ceará terá retornos de peças importantes contra o Flamengo; Veja nomes

Palco de grande batalhas tanto do futebol cearense quanto mundial, a Arena Castelão hoje é motivo de insatisfação para o torcedor que vai acompanhar uma partida de seu clube. Oito anos após ter recebido Brasil x México, Grécia x Costa do Marfim, Uruguai x Costa Rica, Holanda x México, Alemanha x Gana e outros jogos da Copa do Mundo 2014, o estádio apresenta várias situações que geram sentimento de insegurança aos que costumam ir aos jogos no local. Torcedor do Ceará, Caio Luís registrou imagens na última quarta-feira (11), em partida do Vovô contra o Tombense-MG, pela Copa do Brasil, mostrando parte do concreto quebrado, com ferros expostos e alguns até enferrujado, além de infiltrações na parte superior da arquibancada, que fica mais exposta à chuvas e sol. Para ele, além de gerar medo de um acidente, também tira a confortabilidade.

“Além de infiltrações, também vi muito aço da armação do concreto exposto e enferrujado, goteiras, rachaduras. Próximo aos restaurantes e cantinas, há parapeitos com ferros expostos também. Os banheiros sujos, alagados, vasos entupidos. Quando chove muito, há goteiras com cascatas para dentro do estádio. As novas cadeiras não estão parafusas e tem o risco de alguém acabar caindo. Estamos sujeitos a acontecer, a qualquer momento, coisa pior”, lamentou o alvinegro. “Somos mal recebidos no estádio, os acessos são ruins, muita aglomeração. A revista da segurança é muito seletiva, pessoas entram com bebida e cigarro mesmo sendo proibido. Ir ao estádio hoje em dia é ser desprendido de conforto. Somos mal tratados da hora que chegamos à hora que saímos”.

Devido ao grande número de partidas das equipes cearenses, o gramado da Arena Castelão estava bastante desgastados e passou recentemente por reforma após diversas críticas feitas por parte da imprensa, até mesmo de fora do Estado, torcedores e também atletas dos clubes locais e visitantes. No ano passado, o estádio sofreu com dois incidentes: incêndio nas cabines de rádio da imprensa e um curto-circuito. Ninguém ficou ferido. Também é preciso ressaltar que ambos os placares eletrônicos estão com defeito. Em 2015, em partida entre Fortaleza x América-RN, pela Série C do Brasileiro, um refletor caiu na cabeça de uma torcedora leonina.

O portal “Meu Vozão” entrou em contato com um engenheiro que falou sobre a parte técnica das fissuras, o que pode acontecer e os reparos que precisam ser feitos para recuperação da estrutura do principal estádio cearense.

“O que está causando tudo aquilo é infiltração. A água está infiltrando pela estrutura de concreto, chegando até a armadura e fazendo com que o aço perca a função estrutural dele, que é manter a estrutura em pé. É como se a estrutura estivesse doente e avisando que precisa de tratamento. Requer reparos. Qualquer estrutura precisa ter uma camada de impermeabilização para que a água não passe, porque se a água tiver contato com a estrutura pode ter danos tanto no aço quanto na própria estrutura de concreto. Em vários pontos do estádio, por estar exposto, têm pontos de infiltração e a água está percolando por esses pontos e chegando até o aço. E o aço em contato com a água vai perdendo função estrutural. E, com o tempo, pode colapsar porque o aço está cada vez mais com a sua função sendo reduzida. Precisa ser feito um laudo, uma vistoria para se mapear os pontos daquelas falhas, fissuras, armadura exposta, e depois fazer um plano de recuperação estrutural. Se isola por setores ou se para o empreendimento todo. Do jeito que está ali, já está para estar sendo cuidado”, alertou o profissional que optou por não ser identificado.

Veja abaixo imagens de parte da estrutura da Arena Castelão danificada

Atualmente, o estádio recebe apenas jogos de Ceará e Fortaleza, únicos representantes cearenses e nordestinos na Série A do Brasileirão, que também estão disputando Copa do Brasil, Sul-Americana e Copa Libertadores. Há algumas semanas, a arena foi palco de um show do cantor Wesley Safadão, mas na parte do estacionamento. A Arena Castelão é administrada pelo Governo do Estado e pelos clubes Vovô e Leão, nos dias de seus respectivos jogos.

A reportagem do “Meu Vozão” tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv), mas, até a finalização desta matéria, não obteve sucesso.

Neste sábado (14), a Arena Castelão será palco do duelo entre Ceará e Flamengo, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar às 16h30. Mais de 43 mil torcedores já estão confirmados para este duelo.

https://twitter.com/arafabrasileiro/status/1525270708309446657