Meu Vozão Ceará Sporting Club

Barcelona anuncia como técnico do time de juniores profissional com passagem ‘relâmpago’ pelo Ceará e quebra ‘tabu’: “Primeiro treinador brasileiro”

Belleti, Ceará, Barcelona
Foto: Divulgação / FC Barcelona

Juliano Belletti, ex-jogador que teve passagem “relâmpago” pelo Ceará, é o novo técnico da equipe juniores do FC Barcelona, da Espanha. O brasileiro vai comandar a equipe Sub-19 de La Masia. A informação foi divulgada por ele mesmo através de uma publicação no Instagram e confirmada pelas redes sociais oficiais dos culés. Com isso, Belletti se torna o primeiro treinador brasileiro da história a assumir o comando de uma categoria no clube catalão.

Belleti, Ceará, Barcelona
Belletti é o novo técnico da equipe Sub-19 do Barça. Foto: Divulgação / FC Barcelona

Aposentado desde 2011, o profissional vem trilhando sua carreira à frente de equipes de formação há quatro temporadas. Em 2021 ele iniciou como auxiliar técnico do Cruzeiro-MG, em 2023 foi treinador Sub-20 do São Paulo e desde o ano passado vinha trabalhando na equipe juniores do Barcelona-ESP como auxiliar técnico da equipe Sub-19 e também do time B. Mas, agora uma nova oportunidade surgiu na equipe catalã e ele subiu de cargo, deixando de ser auxiliar e passando a ser treinador da equipe Sub-19 do FC Barcelona.

“O início de um novo e importante ciclo. Agora como treinador da equipe sub-19 (Juvenil A) do FC Barcelona. Obrigado ao Barça pela oportunidade. Obrigado as pessoas que me incentivaram a seguir esse caminho (telefonei para todos). Ser o primeiro treinador brasileiro na história do clube é motivo de muito orgulho. Mais que um clube”, festejou Belletti.

Belleti, Ceará, Barcelona
Balletti já trabalhava na equipe catalã, mas como auxiliar. Foto: Divulgação / FC Barcelona

PASSAGEM DO NOVO TREINADOR DO BARCELO SUB-19 PELO CEARÁ SC

Pentacampeão pela Seleção Brasileira e com passagens por Cruzeiro-MG, São Paulo, Atlético MG, Villarreal-ESP, Barcelona-ESP, Chelsea-ING e Fluminense-RJ, o ex-jogador chegou a ser anunciado pelo Alvinegro em 2011 para reforçar a equipe na disputa da Série A do Brasileirão. Mas, 12 dias após ter sido oficializado pelo clube, Belletti anunciou que estava “pendurando as chuteiras” devido uma lesão que o impedia de seguir atuando. Na época, ele pediu desculpas ao Vozão e seus torcedores, por meio de comunicado, e disse que gostaria de seguir atuando, mas problemas nos tendões de Aquiles o forçavam a se aposentar. Na época, ele sequer chegou a fazer sua estreia.

“Comunico que estou encerrando hoje minha carreira como jogador de futebol profissional por problemas físicos. Por mais que eu queira seguir, o corpo não permite. O entusiasmo, a força de vontade e a superação não conseguem ser mais fortes do que as dores. Fui vencido pelo próprio corpo. Mais especificamente, pelos tendões de Aquiles. Peço desculpas ao Ceará SC e seus torcedores por não poder cumprir o contrato. E quero agradecer a diretoria do clube pela oportunidade. Um clube que vem crescendo, e muito, dentro do cenário esportivo nacional”, escreveu Belleti na época.

Belleti, Ceará, Barcelona
Belletti teve passagem “relâmpago” pelo Vozão. Foto: Divulgação / Ceará SC