Meu Vozão Ceará Sporting Club

Governo do Estado ‘bate o martelo’ e toma decisão sobre presença de torcidas no Clássico-Rei

Mascotes de Ceará e Fortaleza
Foto: João Moura / @eujmoura

O Clássico-Rei ficou sob risco de acontecer com torcida única. Mas, para alegria de torcedores do Ceará, e do Fortaleza também, está decidido que o maior duelo do futebol cearense vai contar com torcidas de ambos os lados. Nesta quarta-feira (1), a Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou uma nota confirmando que, em comum acordo entre Governo do Estado, clubes e FCF, ficou confirmada a presença das duas torcidas no duelo do próximo dia 7 de fevereiro, pelo Campeonato Cearense, no estádio Presidente Vargas.

Sem poder contar com a Arena Castelão, que está passando por reformas, o estádio Presidente Vargas tem recebido vários jogos das equipes cearenses e será o palco do primeiro Clássico-Rei desta temporada. Mas, quanto mais se aproxima da data do confronto mais problemas entorno do assunto apareceram. Com a baixa capacidade do PV, que passou recentemente por reformas e não recebe duelo entre Ceará e Fortaleza desde o Estadual de 2013, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) enviaram um ofício à FCF solicitando que a partida acontecesse com torcida única. Como o Vovô é o mandante, teria apenas a massa alvinegra presente e com capacidade máxima de 15 mil pessoas no estádio. Segundo a nota, o intuito seria de inibir ao máximo possibilidades de confrontos entre torcidas aos arredores do local.

Não abrindo mão de contar com as duas torcidas, Ceará se uniu à FCF e ao Fortaleza e apresentou um plano de segurança, na última terça (31). Concordando em ter capacidade máxima de 15 mil torcedores, o trio queria divisão de 60% para a torcida alvinegra, mandante, e 40% para os tricolores, visitantes. Além isso, não havendo venda de ingressos no dia do jogo e a promessa de ser barreira feita por tapues para evitar encontro entre os torcedores dos dois times.

Na reunião, que contou com as presenças do presidente e vices da FCF, Mauro Carmélio, Eudes Bringel e Mauro Neto, respectivamente, presidente do Fortaleza e vice, Marcelo Paz e Alex Santigo, e o promotor Dr. Evando Elias de França. O Ceaá esteve representado por Veridiano Pinheiro, diretor de promoções e atividades sociais, e Raimundo Pinheio, diretor de governança e sustentabilidade.

Nesta quarta (1), a FCF divulgou uma nota em que confirmou a presença de torcedores de Ceará e Fortaleza no Clássico-Rei válido pelo Estadual, mas com capacidade máxima para 12 mil pessoas.

“É compromisso público da FCF e seus filiados em defender os clássicos com ambas as torcidas no Estado do Ceará. Como parte do acordo, do mando de campo da partida foi avocado pela FCF e assim a entidade assumirá a operação do jogo. O plano de ação da partida será divulgado em breve, assim como os detalhes de sua execução, inclusive valores de ingressos e pontos de venda”, disse um parágrafo da nota.