Num dia como este, há 44 anos, Tiquinho se consolidava na história do Ceará. Era final do Campeonato Cearense de 1978 e o antigo Castelão estava lotado de alvinegros e tricolores ansiosas para ver quem iria levantar o troféu daquele ano, decidido em Clássico-Rei.
O Ceará vinha de uma hegemonia de três anos conquistando o Estadual. A disputa foi recheada de vitórias emocionantes e inesquecíveis, que entraram para história do futebol cearense.
No dia 20 de dezembro daquele ano, o Ceará entrou em campo com Sérgio Gomes, Júlio, Pedro Basílio, Artur e Dodô; Edmar e Erasmo; Amilton Melo, Jangada, Ivanir e Tiquinho.
Após um duelo digno de Clássico-Rei, que levava à loucura os 47.346 torcedores presentes no estádio Governador Plácido Castelo, a partida se encaminhava para terminar empatada por 0 a 0. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, Ivanir e Jangada iniciaram o lance tabelando no meio-campo e o grande Tiquinho mandou para o fundo do barbante, fazendo a festa da massa alvinegra e dando o título de tetracampeão cearense ao Vovô, que tinha Moésio Gomes como treinador.
CAMPANHA
Ao todo, o Ceará fez 32 partidas no Estadual de 1978. Foram 20 vitórias, 11 empates e somente duas derrotas sofridas. O Alvinegro balançou as redes em 58 oportunidades e teve a defesa vazada 11 vezes.
Na época, a competição foi dividida em três turnos, com o Ferroviário vencendo o primeiro, Fortaleza o segundo e o Ceará o terceiro. Assim, as equipes se enfrentaram num triangular com duelos de ida e volta.
Os revés aconteceram para o Ferroviário, por 1 a 0 no primeiro turno, e por 3 a 1 para o Fortaleza, no jogo do desempate do segundo turno.
Na artilharia de Porangabuçu, ficaram Mickey (13), Tiquinho (10), Ivanir e Jangada (9), Oliveira e Amilton Melo (5), Danilo, Erasmo e Edmar (2), Pedro Basílio e Júlio (1).
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.