Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ídolo do Ceará relembra treta com Neymar: “Falei que era um bebê chorão”

Neymar x Ceará
Foto: L. C. Moreira / Futura Press

Ídolo e atualmente coordenador das categorias de base do Ceará, João Marcos é sempre perguntado sobre a polêmica de 2010 com Neymar, que até hoje é algo bastante lembrado. Em entrevista ao podcast “Tá No BID”, o ex-volante voltou a lembrar o ocorrido e relata ter chamado o ex-Santos de “bebê chorão”.

Em 2010 o Alvinegro de Porangabuçu disputou pela primeira vez, na era dos pontos corridos, a Série A do Brasileirão e, apesar das várias dificuldades financeiras, o clube fez uma boa campanha. No caminho trilhado pela equipe na elite nacional daquela temporada, muitas coisas aconteceram. Algumas, inclusive, marcando até hoje como é o caso da história “Vem, Neymar”.

Após empate na Vila Belmiro no primeiro turno, o Vozão recebeu o Santos em partida válida pela 21ª rodada da competição, no antigo Castelão. No campo, o Vovô levou a melhor pelo placar de 2 a 1. Mas, o término da partida foi bastante polêmico. Isso porque, indignado pela forte marcação que havia recebido durante a partida, o ainda jovem Neymar quis arranjar confusão com João Marcos.

“Eu chutei ele e a bola no pé do Dorival (Júnior), ai deu um tumulto do caramba lá na Vila. Aqui ele ficou bravo porque a gente marcou pra caramba e ganhou o jogo. Ai no final do jogo ele pisou no meu pé e eu falei que ele era um bebê chorão e ai deu no que deu. Repercussão muito grande”, lembra o ídolo do Vozão.

Mas, a situação não parou por aí. A confusão aumentou quando alguns atletas se envolveram na confusão a procura de briga para defender o então camisa 11 do Peixe e atualmente camisa 10 do Paris Saint-Germain (PSG), da França. Na época, o repórter cearense Alyson Oliveira, que trabalha no Sistema Verdes Mares, entrou no campo com o microfone ligado e pegou todos os áudios do que foi dito no tumulto.

“O Bruno Aguiar veio brigar comigo. Depois teve o pessoal o ‘deixa disso’. Ai foi onde entrou o Alysson (Oliveira), que era repórter da Verdes Mares, com o microfone aberto e pegou o ‘Vem, Neymar’. Depois disso ai, acabou minha paz”, disse João Marcos ao risos.

Naquele ano, o Vozão terminou a Série A com 47 pontos na 12º colocação da tabela. Santos de Neymar foi o oitavo com 56.

HISTÓRICO DE JOÃO MARCOS NO CEARÁ

João Marcos Alves Ferreira, ou “apenas” João Marcos, é um dos grandes ídolos da história do Vozão. Ele chegou ao clube no dia 1º maio de 2009 e conquistou acesso e títulos. Apelidado por “João de Ferro” pela raça e qualidade dentro das quatro linhas, o ex-volante fez nada menos do que 375 partidas oficiais com a camisa do Alvinegro de Porangabuçu.

Entre 2009 e 2017, ano em que “pendurou” as chuteiras oficialmente, ele conquistou cinco títulos pelo clube (quatro do Campeonato Cearense e um da Copa do Nordeste), dois acessos à Série A (2009 e 2017).

Aposentado dos gramados, mas sempre perto do futebol, atualmente ele ocupa o cargo de coordenador das categorias de base do Ceará. Ao todo, são nada menos do que 14 anos de história.

João Marcos, ídolo do Ceará. Foto: Divulgação / Ceará SC