Meu Vozão Ceará Sporting Club
Léo Condé, treinador do Ceará
Foto: Aurelio Alves / O Povo

“Juntar os cacos e…”; Léo Condé lamenta derrota do Ceará e justifica ausências na estreia da Copa do Nordeste

O Ceará perdeu por 1 a 0 para o Náutico-PE pela estreia na Copa do Nordeste. Em uma partida de baixo desempenho da equipe alvinegra, o time pouco criou e foi dominado pelo time da casa. Após a partida, o treinador Léo Condé lamentou a derrota do time fora de casa e justificou ausência do lateral Rafael Ramos e atacantes Fernandinho e Bruno Tubarão. Além disso, também citou que agora é “juntar os cacos” e fazer ajustes já pensando no próximo desafio.

Nautico x Ceará
Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Fora de casa, o Alvinegro teve um bom início e chegou a balançar as redes duas vezes com Pedro Henrique, mas ambos os lances foram anulados por marcação de impedimento. Com o passar da minutagem, o time cearense foi diminuindo o ritmo e sendo “empurrado” para o setor defensivo. Enquanto o time cearense se desorganizava, os pernambucanos ditavam o ritmo do jogo. No intervalo, Léo Condé tirou o atacante Antonio Galeano e pôs o zagueiro Willian Machado, mudando a formação tática para 3-5-2 visando tirar mais espaço do adversário. Mas, não foi isso que aconteceu.

Além do Náutico-PE continuar mandando na partida, a defesa do Ceará cometeu falhas e uma individual que carimbou no gol alvirrubro. No segundo tempo, Paulo Sérgio recebeu bola longa na área e disputou no corpo com o zagueiro Marllon, que falhou. Autor de 16 gols na temporada passada, o atacante do Timbu não desperdiçou e balançou as redes, marcando o gol da vitória de seu time. Após o jogo, o treinador do Vozão afirmou ser compreensível a falta de uma boa apresentação neste início de temporada, já que o grupo passou por reformulação e está junto há pouco tempo enquanto o adversário, além de ter mantido uma base de 2024, já vem trabalhando junto há quase dois meses.

“Compreensível pelo momento, pelo início de temporada, pouco tempo de treinamento. Enfrentamos um adversário que está a praticamente dois meses trabalhando junto. No início, até os 10 minutos, a gente poderia ter caprichado mais e feito gol. E depois, realmente, o Náutico foi dominante no primeiro tempo. A gente ficou marcando muito de longe tanto no setor de meio e principalmente nas laterais do campo. Os laterais dele tiveram muita liberdade para jogar e a gente ficou no lucro de terminado de 0 a 0. Fizemos algumas correções no intervalo, a gente fez a opção de voltar com a linha de três e adiantar os laterais para tirar os cruzamentos e, ao mesmo tempo, tentar dar preocupação a eles pelo lado do campo e, no momento que a gente estava conseguindo se assentar no jogo, a gente se confundiu ali, zagueiro com goleiro, e sofremos o gol. Isso acabou atrapalhando. Depois, quando estávamos no nosso melhor momento dentro do jogo, que passamos a conseguir controlar um pouco, acho que os jogadores de frente estavam muito desgastados e acabou não sendo muito efetivo. A gente equilibrou nosso aspecto defensivo, nosso setor de meio, mas não conseguimos criar nenhuma situação, chegava desgastado já no último terço do jogo”, analisou Léo Condé.

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

LÉO CONDÉ EXPLICA AUSÊNCIAS

Além de David Ricardo, que está acertado com o Botafogo-RJ, o Vozão também não contou com o lateral-direito Rafael Ramos, que sofreu uma torção no tornozelo na primeira partida do ano, e os atacantes Bruno Tubarão, em fase de transição, e Fernandinho, que ficou de fora para cumprir punição sofrida no ex-clube. Com o plantel mais limitado devido essas baixas, Léo Condé citou as dificuldades encontradas e afirmou que agora é preciso já pensar na partida de domingo (26), quando o Alvinegro encara o Ferroviário pela 2ª rodada do Campeonato Cearense, no estádio Presidente Vargas.

“Tem que olhar pra frente. A gente sabe que vai ter um pouco de dificuldade nesse início, até porque alguns jogadores que a gente também poderia ter à disposição, infelizmente, o Bruno Tubarão apresentou uma lesão, a gente perdeu o Fernandinho porque estava suspenso. São atletas importantes. Rafael Ramos se machucou na primeira partida e a gente poderia estar usando o Diego no setor de meio. Temos que, agora, juntar os cacos e trabalhar bem nesses dois dias para que a gente possa chegar no domingo em boas condições”, finalizou Léo Condé.

Foto: Felipe Santos/Ceará SC