Meu Vozão Ceará Sporting Club

Sonho de Libertadores, time agressivo e com espírito competitivo; Confira o que Lucho González diz ter como objetivo no Ceará

Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Novo técnico do Ceará, Lucho González foi anunciado como novo treinador do Vovô no último dia 24. Nesta segunda-feira (29), o argentino foi apresentado oficialmente à imprensa. Em coletiva, o comandante do Vovô afirmou que vai querer um time que tenha espírito competitivo e também explicou o estilo de jogo que vai buscar aplicar ao elenco. Ele também comentou sobre a desconfiança da torcida por este ser o seu primeiro trabalho como treinador.

LEIA MAIS:
Após 15 dias, novo treinador do Ceará vai ser apresentado
Torcedores do Ceará foram proibidos de entrar com camisas de protesto na Arena Castelão; Clube responde

Um supercampeão com as chuteiras, mas ainda muito vago sobre sua histórico como treinador. Isso porque será no Alvinegro de Porangabuçu o seu primeiro trabalho como técnico. No entanto, ele já explicou o que se deve esperar dele à frente do Ceará. Conhecido por ser um líder nato e com sede de grandezes, Lucho afirmou que vai exigir dos jogadores “espírito competitivo” e que, tendo Marcelo Bielsa como sua grande referência, seu trabalho será por implementar um estilo agressivo, mas também inteligente dentro de campo.

“Quanto à forma de jogo, gostaria de ver um time curto, com poucos passes entre linhas, agressivo. Que goste de ter a bola, mas ao mesmo tempo tenha o ‘timing’ para saber quando atacar e quando fazer uma posição um pouco mais com movimentações. Um time que mostre o espírito competitivo. Acho que quando cria isso dentro de um grupo, o resultado acompanham e as vitórias vão trazer esta tranquilidade”, afirmou.

Sabendo da desconfiança da torcida do Vovô por ele ainda está começando esse novo momento em sua carreira, já que nunca havia estado à frente de um time como técnico, o argentino afirma estar muito confiante em seu trabalho e da comissão e entende perfeitamente o sentimento do torcedor que, para ele, tem o direito de manifestar-se da maneira que bem entende.

“É normal que, por ser o primeiro trabalho e à frente de um grande clube, a desconfiança vai sentir. A torcida vai apoiar, porque tem feito isso também. O torcedor está sempre no direito de manifestar da forma que eles pensam, mas a gente está muito bem preparado. Conhecemos bem o Campeonato Brasileiro. Estou aqui (no País) há quase seis anos. Seis das dificuldades que os clubes do Nordeste atravessam com a logística, mas temos um desafio grande, acho que o time tem qualidade individual, espírito competitivo, que é isso que quero que o time mostre nos jogos. Vimos o jogo contra o Athletico-PR e, resumindo, a gente mereceu a vitória”, disse Lucho.

Entendo bem que o Ceará não vive uma boa fase no Brasileirão e sua estreia será diante do Flamengo, vice-líder da competição, e em jogo em que o time pode terminar dentro da zona de rebaixamento, o treinador é bem claro. Sabe que fácil não será, mas que o pensamento é de buscar a vitória fora de casa. Ele terá cinco dias de trabalhos com o elenco, isso porque o grupo se reapresenta apenas na terça (30) e o jogo será no domingo (4), e o seu foco é em subir na tabela.

“Temos um jogo importante para somar os três pontos e o meu pensamento, como o da comissão, é olhar para a parte de cima da tabela e não a parte de baixo. Passar confiança para o grupo e tentar se fechar justamente para que o externo não afete a parte psicológica. Isso que vamos tentar fazer nesta semana”,disse.

DESAFIOS ATÉ O FIM DA TEMPORADA

Devido à queda de rendimento na competição, o objetivo principal do Ceará, neste momento, é se afastar da zona de rebaixamento para evitar que, ao término do Brasileirão, esteja entre os quatro rebaixados. Mas, não é isso que pensa seu novo treinador. Segundo argentino com mais títulos na história, atrás somente de Lionel Messi, Lucho González levantou o troféu de campeão 30 vezes em sua carreira como atleta e seu pensamento é ir muito mais além.

Mesmo sabendo que terá um duro trabalho, e afirmando que preferia iniciar esta nova trajetória no início de uma temporada e não já nesta “altura do campeonato”, seu desejo é conseguir um feito inédito na história do clube: buscar uma classificação para a Libertadores.

“Meu pensamento sempre foi começar a trabalhar no começo (da temporada) e não assumir como na situação que está acontecendo agora. Mas, tanto eu quanto minha comissão, nós analisamos o grupo de trabalho, os jogadores que o Ceará tem. Desafios novos vêm pela frente e estou muito ansioso, muito feliz e orgulho de poder estar aqui. A gente está aqui para cumprir os objetivos do clube. Tentar uma vaga na Libertadores que, matematicamente, ainda é possível. O clube nunca disputou uma competição tão importante, mas tem grandeza suficiente para poder alcançar uma vaga”, finalizou Lucho.

Como os jogadores, que já haviam folgado no último domingo (29), ganharam um dia a mais de descanso, a reapresentação acontecerá somente na terça (30). Sua estreia como técnico do Vovô acontecerá no próximo domingo (4), contra o Flamengo, pela 25ª rodada do Brasileirão. Jogo será às 11h, no Maracanã.