Mancini opina sobre técnicos estrangeiros no Brasil e critica: “Protegidos pela opinião pública”

Foto: Marco Galvão/Fotoarena

Presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (TBTF) e treinador do Ceará, Vagner Mancini polemizou ao opinar sobre técnicos estrangeiros no Brasil. O comandante do Vozão disse que essa escolha é uma forma de desvalorizar os brasileiros que são deste mercado.

Em entrevista ao Globo Esporte, o técnico do Vozão falou sobre um assunto que sempre gera polêmica: o número cada vez maior de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro. Mancini disse ser um assunto que o preocupa pois o trabalho dos estrangeiros é “romantizado” e que eles têm apoio do público.

Ainda segundo ele, a contratação de treinadores de fora do País é uma maneira de desvalorizar os profissionais brasileiros e utilizou o pentacampeonato da Seleção Brasileira em Copa do Mundo e o bicampeonato nas Olimpíadas, em que todos técnicos eram brasileiros, para sustentar sua opinião.

“A gente vive um momento de desvalorização do profissional brasileiro, sendo que a Seleção tem cinco títulos mundiais com profissionais brasileiros. Tem dois títulos olímpicos. Mas é óbvio que hoje a gente vive esse momento (de desvalorização)”, disse Mancini.

Para o comandante do Alvinegro, existe uma “romantização” do trabalho desses profissionais. Segundo Mancini, os trabalhos bons do técnicos estrangeiros são muito exposto, mas os ruins são esquecidos. Ele ainda reclamou do que, segundo sua opinião, esses profissionais teriam um tipo de “imunidade” do público

“O que aconteceu nos últimos anos é que a chegada de técnicos estrangeiros que deram certo são muito contadas. Todo mundo conta essas histórias. Mas de quem não deu certo, ninguém fala nada. Temos uma lista extensa de quem chegou aqui, bateu e voltou. Vejo essa situação no Brasil. Tudo converge para que caia em cima do treinador e o brasileiro sofre mais do que o estrangeiro, porque o estrangeiro é protegido pela opinião pública, porque (o público) não conhece a fundo o profissional”, comentou o técnico.

Atualmente, há vários treinadores estrangeiros à frente de equipes brasileiras. Na Série A do Brasileirão, por exemplo, 10 dos 20 clubes são comandados por técnicos de fora do País. São eles: América-MG, Cuiabá-MT, Flamengo-RJ, Fortaleza, Goiás, Internacional-RS, Palmeiras-SP, RB Bragantino-SP, Santos-SP e Vasco-RJ.

Vagner Mancini, treinador do Ceará
Vagner Mancini, treinador do Ceará. Foto: Felipe Santos/ Ceará SC

TRABALHO DE MANCINI NO VOZÃO

Desde seu retorno ao Ceará, o treinador tem realizado um trabalho com 100% de aproveitamento. São duas partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro e duas vitórias, uma em confronto direto com o Criciúma-SC e outra vencendo o Londrina-PR por 3 a 1, ambos dentro de casa.

Nessas partidas, foram quatro gols marcados pelo Vozão, todos com participação do artilheiro Erick. Apenas uma vez o time cearense teve sua defesa vazada até então com Mancini.

O próximo desafio do Ceará pela Segundona é na segunda-feira (18), quando encara o Novorizontino-SP, às 21h pela 28ª rodada. Jogo será no estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte, interior paulista.

Erick, atacante do Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC