Meu Vozão Ceará Sporting Club

MPCE dá ultimato à Arena Castelão e Clássico-Rei, pela Copa do Brasil, pode não acontecer; Entenda o caso

Foto: Dellano Moreira

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) enviou um, nesta segunda-feira (11), ofício à Arena Castelão, Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) e Federação Cearense de Futebol (FCF) cobrando por comprovações que o gerador de energia do estádio funciona perfeitamente e deu um prazo de 24h para ter resposta. Caso isso não aconteça, o jogo entre Ceará e Fortaleza, pela Copa do Brasil, está sob risco de não acontecer.

LEIA MAIS:
Torcida do Ceará pede treino aberto antes de decisão na Copa do Brasil
Ceará inicia a semana com foco em virada para classificação na Copa do Brasil

O estádio Governador Plácido Castelo, a Arena Castelão, mais uma vez está envolvido em situação delicada. Após ser alvo de reclamações por parte de torcedores devido ao descaso em parte da estrutura física da praça esportiva e o estado do gramado, uma nova situação ocorreu no fim de semana. Durante confronto pelo Brasileirão entre Fortaleza e Palmeiras, faltou energia e foi preciso paralisar a partida.

Na manhã desta segunda (11), o Ministério Público, por meio Nudtor (Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor), enviou um documento à Sejuv, FCF e Arena Castelão para que seja comprovado, em até 24h, que o gerador de energia do estádio está funcionando perfeitamente. Caso isso não aconteça, o Clássico-Rei válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil pode não acontecer. A informação foi divulgada através do Diário do Nordeste.

“Na manhã de hoje já enviei os ofícios à Arena Castelão, ao secretário de esporte e à Federação Cearense de Futebol pedindo essas informações técnicas, mas, ao mesmo, tempo já alertando, que caso não apresentem em 24 horas a solução para isso, não poderá ter ter jogo na Arena Castelão”, disse o promotor de Justiça Edvando França.

Segundo ele, os pareces do estádio todos dentro da validade, contando com os geradores que só vencem no fim deste ano. Mas, Evando afirma que, pelo bem da sociedade, é preciso um parecer explicando o porque o gerador não funcinou durante da queda de energia no duelo do domingo (10).

“Com relação a esse lamentável episódio ocorrido ontem na Arena Castelão no que diz respeito à falta de energia é preciso dizer que todos os laudos da Arena Castelão estão rigorosamente em dia. O laudo que diz respeito ao gerador vence somente em dezembro. Então estava tudo dentro dos conformes. Só nos resta agora, investigar, procurar saber, tecnicamente, o que houve que o gerador não foi acionado”, explicou.

Com o ultimato dado aos órgãos envolvidos – Arena Castelão, FCF e Sejuv-, a Ministério Público deu um prazo de 24h para que seja comprovada o perfeito estado do sistema. Caso contrário, o estádio seja fechado e, com isso, o duelo de volta das oitavas da Copa do Brasil entre Ceará e Fortaleza, marcado para às 20h desta quarta (13), pode ser afetado.

“É uma situação muito difícil o que aconteceu ontem, causa pânico na sociedade, causa medo, é garantia do torcedor. Quando falta energia, minimamente, ter a iluminação de emergência necessária para a dispersão do torcedor. Tomamos essas providências e desde já estamos informando que não vai ter jogo na Arena Castelão enquanto não for regularizada a situação”, finalizou o promotor em entrevista ao DN.