O Ceará foi derrotado pelo Vasco na noite desta quinta-feira, 20, por 3 a 0, em jogo válido pela 4a rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020. Com o resultado, o Alvinegro caiu para a 19a colocação da competição com apenas um ponto.
Precisando vencer no campeonato, o Ceará iniciou os primeiros minutos mais incisivo na partida. O Alvinegro diminuía os espaços e pressionava a saída de bola do clube carioca, que sentia dificuldades de jogar.
Nos 20 minutos iniciais, o Vovô chegou a ter 70% de posse de bola, finalizou cinco vezes diante de apenas uma do Vasco, mas não conseguiu abrir o placar. Apesar da superioridade, o time cearense sentia falta do meia Vina, um dos principais armadores da equipe.
Ao 29 minutos, o Ceará teve uma baixa significativa na partida. Charles, uma das peças fundamentais do esquema de jogo, foi substituído com dores na coxa. Fabinho entrou no lugar. Com a troca, o time perdeu em qualidade e presença de área, já que o atleta marca bem, ocupa espaços e auxilia na criação das jogadas.
O primeiro tempo não teve muitas emoções. Apesar de atuar melhor, o alvinegro tinha dificuldades no setor da criação. Faltava ao time aprimorar o último passe para enfim abrir o placar.
Na volta do intervalo, Guto Ferreira tirou Mateus Gonçalves, que não vinha atuando bem, para a entrada de Leandro Carvalho. O atleta era mais incisivo no ataque e auxiliava melhor na recomposição.
Nos minutos iniciais da segunda etapa, o panorama do primeiro tempo se repetiu O Ceará mantinha a posse de bola, tentava criar jogadas ofensivas, mas pecava na último passo. O Vasco, por sua vez, buscava espaços para armar contra-ataque.
Na busca de melhorar a ofensividade do Vovô, Guto tirou Ricardinho e Lima, que não vinham bem na partida, para a entrada de Jacaré e Vinicius. O Vina voltou a atuar pelo clube cearense após período no departamento médico. Ele havia se contundido no jogo da final no Nordestão contra o Bahia.
Apesar das mudanças, foi o time adversário quem abriu o placar. Aos 26 minutos, Luiz Otávio falha na saída de bola, Benítez intercepta e toca para Andrey. O volante manda para o artilheiro Cano, que marca o primeiro tento da partida.
Atrás no marcador, o time cearense foi para cima em busca de empatar o jogo. Aos 30 minutos, Rafael Sobis, que entrou no lugar de Fernando Sobral, recebeu a bola de Vina e mandou na trave de Fernando Miguel.
Minutos depois o Alvinegro sofreu outro baque. Benítez fez boa jogada e tocou para Thalles Magno. O atleta errou o passe, mas a bola sobrou para Felipe Bastos que marcou um golaço no Castelão.O Alvinegro até pressionou os visitantes nos minutos finais, mas não foi o suficiente para evitar a terceira derrota do time no Brasileirão. Ainda deu tempo do Vasco ampliar o placar com Ribamar em contra-ataque rápido.FICHA TÉCNICA
Ceará 0 x 3 Vasco
Série A – 4a rodada
Estádio Arena Castelão – 20 de agosto 2020 – 20 horas
Escalação (Ceará): Fernando Prass, Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Charles (Fabinho), Ricardinho (Vinicius), Mateus Gonçalves (Leandro Cavalho), Fernando Sobral (Rafael Sobis), Lima (Jacaré); Cléber
Técnico: Guto Ferreira
Escalação (Vasco): Fernando Miguel, Cláudio Winck, Ricardo, Leandro Castan, Henrique; Andrey (Guilherme Paredes) Felipe Bastos (Miranda), Neto Borges (Neto Gomes); Benítez (Carlinhos), Cano (Ribamar) e Talles Magno.
Técnico: Ramon Menezes
Cartões amarelos: Ricardo, Andrey, Henrique (Vasco) Samuel Xavier, Leandro Carvalho, (Ceará)
Cartões vermelhos: –
Gols: Cano, Felipe Bastos e Ribamar (Vasco)
Arbitragem
Árbitro: Dyorgines Tiago Duarte Peixoto
Árbitro Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse
Árbitro Assistente 2: Daniel Paulo Zioli
Quarto Árbitro: Alexandre de Sousa Peixoto
Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha Filho
Assistente de Árbitro de Vídeo 1 – Vinicius Furlan
Assistente de Árbitro de Vídeo 2 – Enderson Emanoel Turbiani da Silva
Observador de VAR: Emerson Luiz Sobral
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.