Meu Vozão Ceará Sporting Club
Foto: ASCOM CSC/Reprodução.

OPINIÃO: O Ceará e seus limites na elite do futebol brasileiro

O Ceará e seus “operários” mostraram toda a sua competitividade sob o comando do técnico Léo Condé e, para além da conquista do 47º título estadual em 2025, também fez frente a todos os adversários que enfrentou na Série A. Mas, afinal, o Vozão pode sonhar com “voos mais altos” na temporada que marca o seu retorno à elite do futebol brasileiro?

Ceará tem a permanência na Série A como principal objetivo da temporada

Treinador Léo Condé, Ceará SC
Treinador Léo Condé. Foto: Gabriel Silva/ Ceará SC

É bem verdade que o Ceará conseguiu “vender caro” as suas derrotas e conquistou vitórias importantes na primeira metade da temporada, mas o atual elenco de jogadores do Alvinegro já está chegando no seu limite técnico e tático. Em uma competição tão equilibrada como o Brasileirão, é necessário se reinventar constantemente e as limitações do plantel são um problema inevitável mesmo após as chegadas dos reforços da última janela de transferências.

Em dias inspirados, a “equipe-base” do Ceará consegue performar em alto nível na Primeira Divisão, mas, quando precisa contar com seu banco de reservas, a história muda. Até o momento, o projeto do Mais Querido vem se mostrando consistente e, junto com o apoio massivo do torcedor alvinegro, o gramado “complicado” do Castelão e o clima da capital cearense, é um dos grandes adversários a serem batidos na atual edição do Campeonato Brasileiro.

O foco do Ceará, obviamente, tem que estar em sua permanência na Primeira Divisão. No entanto, não é nenhum absurdo cogitar uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana, principalmente pelo fato de que o torneio da CONMEBOL se tornou muito mais acessível nos últimos anos. Para alcançar tal objetivo, porém, o Vozão precisa manter a resiliência que vem consagrando Léo Condé no comando do Time do Povo na reta decisiva da Série A.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.