Meu Vozão Ceará Sporting Club

Projeto “Lei do Mandante” será discutida com urgência pela Câmara Federal

Futebol no Ceará pode ser novamente afetado com medidas contra covid-19
Foto: JL Rosa/SVM

O projeto de lei que atribui exclusividade ao clube mandante das partidas de futebol avançou, nesta terça-feira, 6, na Câmara Federal, em Brasília. A medida agora ganha prioridade na pauta de votação da casa por conta de um requerimento para dar urgência ao texto enviado pelo Executivo que foi aprovado por 387 votos contra dois.

“A proposta é uma demanda coletiva e de interesse de praticamente todos os clubes brasileiros. Assim, vai permitir a entrada de novos investidores, claro, sem prejudicar os atuais, além de aumentar a disputa por direitos, turbinar a receita dos clubes e, sem dúvidas, fortalecer o futebol brasileiro”, justificou o relator da proposta deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), no pedido de urgência.

Caso seja aprovado, os mandantes de seus jogos terão o direito de negociar individualmente a venda dos direitos televisivos de seus respectivos jogos.

Além disso, determina também que 5% da receita adquirida com a venda desses direitos e que seja distribuída entre atletas, árbitros e treinadores de forma igualitária.