MARTELO BATIDO! Promessa de 13 anos do Ceará já tem clube definido na Europa

Foto: Michael Douglas

Atleta das categorias de base do Ceará, Luiz Gabriel já tem futuro definido na Europa. A promessa de apenas 13 anos passou em testes em duas equipes de Portugal e sua família optou pelo Marítimo-POR. A transferência vai ocorrer no próximo 2024, ano em que completará 14 anos de idade. A apuração é exclusiva do Meu Vozão.

Ainda em formação, Gabigol já está fazendo história. No clube desde os 8 anos, ele é o primeiro jogador do Alvinegro com menos de 15 anos de idade que irá se transferir diretamente ao futebol europeu. O garoto passou um período sob avaliações no Marítimo e Vitória de Guimarães, ambos do futebol português.

O seu desempenho durante as avaliações “encheu” os olhos dos dois clubes lusos, que afirmaram querer contar com a promessa do Vovô. Assim, ele retornou ao Brasil na semana passada para que, juntamente de sua família, pudesse definir seu próximo destino. O Meu Vozão apurou que Luiz Gabriel, ou melhor, L. Gabigol, escolheu o Marítimo-POR.

Durante sua estadia no Velho Continente, o atleta e sua família receberam todo apoio Thiago Souza, da ATX Sports, que é quem agencia a carreira do garoto e foi quem intermediou o acordo entre brasileiros e portugueses e para as negociações terminassem de maneira positiva para os três lados envolvidos: Ceará, Marítimo e Gabigol.

Gabigol do Ceará
Gabigol, atleta da base do Ceará, vai jogar pelo Marítimo-POR.

Mas, como a Fifa não permite que atletas menores de 14 anos assinem contrato, mesmo que seja de formação, ele ainda não será transferido nesta temporada. Segundo apurado pelo Meu Vozão, o jovem vai permanecer na base do Ceará até o fim do ano e em 2024, quando irá completar 14 anos, ele seguirá para terras portuguesas e assinará o primeiro vínculo de sua carreira.

No momento da assinatura do contrato de Gabigol com o Marítimo-POR, em janeiro do próximo ano, o Ceará vai ficar resguardado de ter seus direitos sobre o atleta, que deu início a sua trajetória na base alvinegra. Além de manter um percentual como clube formador, o Vozão ainda seguirá com 30% de seus direitos econômicos para lucrar em uma futura venda.

Enquanto isso, ele seguirá participando normalmente dos treinos e competições pela base do Vovô até o fim da temporada. Ele já vem realizando atividades com as demais promessas da Cidade Vozão desde a semana passada, quando retornou ao Brasil.

HISTÓRICO DA GABIGOL NO CEARÁ

No clube desde seus 8 anos, o garoto prodígio tem números incríveis pelas categorias de base do Ceará. Em 2019 ele foi o maior goleador do Sub-9 e Sub-10 do Vozão com 38 gols anotados em 30 jogos. Gabigol também foi artilheiro da Taça Alagoas e campeão da Copa LFA, ambos também em 2019. Em 2021, o atleta ajudou na conquista do título do Campeonato Cearense de Futsal Sub-11.

Gabigol do Ceará
Luiz Gabriel, Gabigol da base do Ceará. Foto: Michael Douglas