Meu Vozão Ceará Sporting Club

Presidente do Conselho do Ceará confirma mudanças em formato de votação do anteprojeto do novo estatuto

Diretoria do Ceará
Foto: Gledson Jorge / Ceará SC

Acusando João Paulo Silva, presidente do Ceará, de não ter cumprido acordo feito anteriormente, Herbet Gonçalves Santos, presidente do Conselho Deliberativo, divulgou, na última quinta-feira (30), edital retificado convocando conselheiros para reunião de votação do anteprojeto do novo estatuto do clube, que acontecerá no dia 4 de setembro, a partir das 18h. Caso aprovado, o anteprojeto se torna projeto e vai à votação de ser ou não aprovado como o novo estatuto.

Edital retificado da Reunião Extraordinária do anteprojeto de alteração do estatuto do Ceará.

O texto anterior divulgado pelo presidente do órgão havia informado que a votação do anteprojeto aconteceria de maneira nominal e aberta. Porém, em Assembleia Geral ocorrida na última quarta, dia 28 de agosto, ficou definido, através de votos de conselheiros, que a votação será nominal e secreta. O texto de aprovação ou não do anteprojeto será votado de maneira integral, e não item por item, e será preciso que 2/3 dos conselheiros presentes sejam favoráveis para que haja aprovação. A votação será no Ginásio Vozão, localizado em Carlos de Alencar Pinto, sede do Ceará, iniciando a partir das 18h e encerrando às 22h.

Caso o anteprojeto seja aprovado na plenária do dia 4 de setembro, em que somente membros do Conselho Deliberativo participam da Reunião Extraordinária, o presidente João Paulo Silva terá a missão de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em que os sócios proprietários irão votar pela aprovação ou rejeição que o texto do projeto se torne o novo estatuto do Ceará.

Reunião Extraordinária acontecerá no dia 4 de setembro, entre 18h e 22h. Foto: Reprodução

EMBATE ENTRE PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO E DIRETORIA EXECUTIVA DO CEARÁ

Não é de hoje que há uma discordância entre João Paulo Silva, presidente da Diretoria Executiva, e Herbet Gonçalves Santos, presidente do Conselho Deliberativo. De um lado, um “encabeça” a situação (apoiadores da atual gestão) enquanto o outro é visto como líder da oposição. Em texto que convoca edital aceitando as mudanças impostas na reunião da última terça (28), Herbet fez críticas ao mandatário do Vozão, afirmando que ele descumpriu o acordo assinado por ambos de que a reunião de análise e votação do estatuto aconteceriam no mesmo dia.

Além disso, também afirma que o rito desta votação deveria seguir do que havia sido aprovado em junho, sendo nominal, aberta e com a presença do torcedor. João Paulo, por sua vez, afirma ter convocado a reunião, do dia 28, a pedido de mais de 50 conselheiros e que trabalha visando a segurança dos membros do Conselho Deliberativo, dando como exemplo que na Assembleia anterior – em que 112 conselheiros rejeitaram o texto se tornar o novo estatuto – houve situação constrangedora em que conselheiras foram xingadas de “raparigas” por torcedores ali presentes.