Meu Vozão Ceará Sporting Club

Saiba quais são as exigências que a CBF e as federações trabalham para o retorno do futebol

Foto: Ariel Subirá/Futura Press/Folhapress

O futebol segue paralisado, pelo menos por enquanto. A CBF, juntamente com as federações de cada estado, buscam novas maneiras para a volta do futebol, que está paralisado desde meados de março, devido à pandemia do coronavírus. A CBF chegou a sugerir que os estaduais voltem no dia 17 de maio, mas com o avanço da doença no país, a previsão pode ser estendida.

A entidade máxima do futebol brasileiro, acredita que cada federação juntamente com o governo de cada estado, que vão decidir quando as competições regionais irão retornar. A CBF também sugeriu que os treinamentos voltem no próximo dia 2 de maio, mas cabe a autorização de dos órgãos de saúde.

Algumas federações pelo país vão atrasar o retorno das atividades. Em São Paulo por exemplo, as atividades só irão voltar após o dia 10 de maio, data prevista para o final da quarentena e do isolamento social. Já no Rio de Janeiro, as autoridades avaliam como prioridade o aval dos órgãos públicos antes do retorno de qualquer atividade, mas acreditam que no dia 17 de maio, é uma boa data para retornar o futebol no estado.

No Brasil, o alastramento da doença tem sido de maneira exponencialmente. Na última semana houve um aumento de mais de 50% no número de casos e de mortes confirmados pela Covid-19. Em todo o país, são cerca de 73,5 mil casos confirmados, com mais de 5 mil mortes. Desse número, mais de 32,5 mil pessoas foram recuperadas.