O gramado da Arena Castelão passou por obras recentemente. No entanto, devido ao alto número de jogos disputados no estádio, o campo já dá sinais de problemas e isso é motivo de preocupação para todos. Rogério Pinheiro, secretário da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv), acredita que a solução para esses problemas seria colocar grama sintética.
Do meio de novembro de 2022 até fevereiro deste ano, o gramado do estádio Governador Plácido Castelo estava passando por melhorias. Praça esportiva que mais recebeu jogos oficiais na temporada passada, a grama ficou bastante desgastada e foi motivo de reclamação dos clubes locais e visitantes.
Com o retorno de partidas no local, o gramado já vem mostrando que não está em um bom estado. Para amenizar os danos e com a paralisação de duas semanas nos confrontos por causa dos amistosos Data Fifa da Seleção Brasileira, a Sejuv já iniciou reparos no gramados.
Porém, de acordo com o secretário Rogério Pinheiro, é pouco tempo para que haja reais melhorias no gramado.
“Iniciamos o trabalho logo após o último jogo (na Arena Castelão). Estamos fazendo primeiro o corte, que é realizado normalmente. Vamos trabalhar aeração para melhorar o gramado. Depois será o top dressing, que é o nivelamento com areia em alguns pontos, e o principal que é o plantio nas áreas mais desgastadas, que são nas pequenas áreas”, disse o secretário da Sejuv.
Ao que se trata de resolver o problema, Rogério Pinheiro foi bem direto. É preciso que o material utilizado na grama seja alterado. Mas não os que são usados nos reparos e sim no material que é feito. Ou seja, trocar a grama viva por uma grama sintética. Assim, o gramado poderia ter a mesma quantidade de jogos que já vem recebendo, mas sem passar pelos mesmos desgastes.
Além disso, um gramado sintético exigiria menos espaço de tempo hábil entra tratamento da grama e utilização. O que é bem diferente da grama viva, que precisa de nivelamento, adubagem e outros tratamentos para que possa respirar bem.
“Só teria uma forma de diminuir o número de jogos, se nossos times não se classificassem nas competições. Mas não é isso que queremos. Uma solução seria o gramado sintético”, finalizou.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.