Meu Vozão Ceará Sporting Club

Vozão de Olho! Sem acordo entre as partes, possível nova liga do Brasil pode ter investidores diferentes; entenda

liga forte
Foto: Divulgação

A Liga Forte Futebol, grupo de 25 clubes das Séries A e B, anunciou que terá XP investimentos como representante para negociação com investidores para possível venda de parte dos seus direitos no Brasileiro. A Libra (Liga do futebol Brasileiro), com 14 clubes, já é representada pelo BTG pactual em conversas com fundos para receber investimentos.

LEIA MAIS:

Soltou o verbo! Richardson falou sobre suas impressões com cada técnico do Ceará em 2022

Elenco consolidado! Saiba quais jogadores possuem ou não contrato com o Ceará para 2023

Na prática, os dois lados veem como provável uma negociação separada para esse investimento em uma possível Liga, na realidade, se a negociação dos direitos de TV também for separada, não haverá Liga de fato.

O projeto da Liga tinha como um dos objetivos criar um produto único no Brasileiro. Há conversas nesse sentido entre o Forte Futebol e a Libra para tentar chegar a um consenso sobre a divisão de dinheiro de televisão das Séries A e B para 2025. Só que há impasses em diversos pontos nos critérios: 1) relação entre clube que mais ganha e o que menos ganha, e as contas para chegar a esse número. 2) período de transição até o número final. 3) manutenção dos ganhos atuais por clubes que têm garantias de pay-per-view.

A Liga Forte Futebol ficou incomodada porque a Libra já falava com investidores sobre a negociação de uma fatia da organização sem sua participação. Por isso, procurou a XP para se juntar aos seus outros consultores da Live Mode e Alvarez & Marsal. Foi anunciado, nesta terça-feira (6), que o banco de investimento passa a atuar como representante para venda dos direitos do pacote de clubes da Liga Forte Futebol dentro do Brasileiro. Também foi apresentada a proposta de divisão de receita com máximo de diferente de 3,5 por um entre os clubes.

A organização conta com 25 clubes, com liderança de Fluminense, Inter e Atlético-MG. Já está na mesa a possibilidade de a XP atuar separadamente negociando os direitos desses times junto a investidores, sem conexão com a Libra. Isso ocorrerá se não houver um acordo para negócio em conjunto. Já a Libra (Liga de Clubes Brasileiros) tem os direitos concentrados de Flamengo, Vasco, Botafogo, todos os times paulistas, Grêmio e Cruzeiro.

O BTG e a empresa Codajas, que organiza a Libra, já vinham conversando com fundos internacionais sobre investimento na Liga. No ano passado, a empresa chegou a firmar um acordo com o Advent, que incluia todos os clubes.