Meu Vozão Ceará Sporting Club

Súmula da final da Copa do Nordeste não relata objetos arremessados no gramado pela torcida do Sport

Torcida do Sport-PE em jogo contra o Ceará na Copa do Nordeste.
Foto: Fco Fontenele/O POVO

O Ceará foi campeão da Copa do Nordeste 2023, na última quarta-feira (3), sobre o Sport-PE, em partida foi realizada na Ilha do Retiro. Como acontece após toda partida oficial, a Federação que chancela o duelo publica a súmula da arbitragem do jogo. No caso do Nordestão, que é organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), as anotações feitas pelo árbitro vão direto para o site da entidade. No entanto, um detalhe chamou atenção na súmula da decisão regional: o árbitro Denis Sefarim não relatou na súmula da partida que a torcida rubro-negra arremessou objetivos dentro do gramado.

A decisão nordestina “pegou fogo”. Duelo de muita rivalidade, os times mediram forças em dois jogos e ambos com muita confusão. Na ida, em jogo realizado na Arena Castelão e com vitória alvinegra de 2 a 1, a torcida leonina comemorou o gol de seu time arremessando cadeiras nos alvinegros que, como resposta, jogaram de volta.

Na última quarta (3), os rubro-negros voltaram a “aprontar”. Desta vez dentro de seu território, na Ilha do Retiro, os torcedores do Sport arremessaram cerveja na direção do gramado e alguns atletas do Vozão chegaram a ser atingidos pelo líquido da bebida (vídeo ao fim da matéria). Isso aconteceu antes da bola rolar.

Mas, apesar do ato de vandalismo, a situação não foi informada na súmula da arbitram da partida que é anexada ao site da CBF, que delata o uso irregular de laser e sinalizadores, também por parte da torcida do time de Recife-PE.

Súmula de Sport x Ceará não relata atitude de vandalismo de torcedores rubro-negros na final da Copa do Nordeste. Crédito: Súmula / CBF

O CEARÁ DEVE AGIR SOBRE OCORRIDO NA COPA DO NORDESTE?

O árbitro é o principal mediador de uma partida e cabe a ele a responsabilidades do direcionamento do jogo. Em situações de punições por cartões ou qualquer outra ocorrência, como atos de torcidas que infrinjam regras, cabe a ele relatar tudo na súmula da partida para que, ao término do duelo, os órgãos tomem alguma atitude.

No caso entre Sport-PE x Ceará, o ocorrido oi antes da bola rolar. Porém, não deixa de ser trabalho da arbitragem anotar o acontecido. Em conversa com Mauro Bastos, ex-árbitro cearense, para isso o árbitro anota as observações na súmula que ocorreram antes da partida, é necessário que o relato seja feito por uma autoridade da partida, como quarto árbitro, representante da CBF ou comandante da polícia.

“Toda ocorrência no estádio é passível de constar em súmula ou relatório da arbitragem, desde sua chegada até sua saída. Caso ocorra algo de fora desse tempo, aí a responsabilidade de relatar isso é do representante da CBF, que pode anexar à súmula. Nesse caso (que ocorreu na Ilha do Retiro), o árbitro tem que colocar na súmula, desde que alguma autoridade do jogo lhe relate. Como os jogadores reservas do Ceará já estavam em campo, o representante da CBF já devia estar no seu lugar e, se viu, devia relatar ao árbitro”, explicou Mauro.

Árbitro Mauro Bastos (no meio) apitando amistoso entre Ceará x PVS-HOL em 2010, na Arena Castelão.

Diante do ocorrido, a pergunta que fica é: sem que a ocorrência tenha sido relatada na súmula da CBF, cabe ao Ceará fazer algo? De acordo com Mauro Bastos, agora é responsabilidade do Ministério Público de Pernambuco ou Procuradoria do STJD (Superior Tribunal da Justiça Desportiva) para que o caso seja apurado e haja uma punição.

“Quanto ao que deve ocorrer, é o MP de Pernambuco fazer uma denúncia. Se ninguém relatar, a procuradoria do STJD pode fazer uma denúncia com base nas imagens”, finalizou.

Veja abaixo momento em que torcida do Sport arremessa cerveja em jogadores do Ceará.

O vídeo do momento do ocorrido está circulando circulando nas redes sociais e nas imagens é possível ver que não é apenas uma pessoa que realiza o ato. Ao contrário, são vários copos com cerveja e demais bebidas arremessados pelos rubro-negros na arquibancada na direção dos jogadores suplentes do Vozão, que estavam no gramado se dirigindo ao banco de reservas.

Torcida do Sport arremessa cerveja em atletas do Ceará na final da Copa do Nordeste. Crédito: Reprodução