Meu Vozão Ceará Sporting Club

Torcedor do Independiente-ARG faz comentário preconceituoso contra cearenses e revolta alvinegros

Foto: Divulgação / Trivela

Depois da goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo La Guaira pela Sul-Americana, na noite da última quinta-feira (19), um torcedor do Independiente-ARG utilizou das redes sociais para fazer um comentário preconceituoso. O argentino foi até o perfil do Vovô e chamou os cearenses de “macacos”, causando revolta na torcida alvinegra.

LEIA MAIS:
Ceará define local para troca de voucher por ingresso para jogo contra o Independiente/ARG pela Sul-Americana; Veja detalhes
Independiente/ARG goleia Deportivo La Guaira/VEN, e Ceará pode se classificar para as oitavas da Sul-Americana até com derrota; Entenda

Mais um ato de preconceito aconteceu em competição sul-americana contra uma equipe brasileira. Após torcedores de Fortaleza, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, RB Bragantino, Fluminense e Corinthians terem sido alvo de gestos e palavras de preconceito em duelos tantos pela Copa Libertadores quanto também na Sul-Americana, todos nessa temporada, foi a vez da massa do Ceará sentir a dor do racismo e xenofobia. Depois da vitória massissa do Independiente sobre o La Guaira, que manteve os argentinos na briga pela classificação para as oitavas do torneio, um integrante dos Los Rojos se dirigiu ao perfil do Alvinegro de Porangabuçu para fazer um comentário de muito preconceito.

“Preparam o cu, macacos, que vamos te pegar no inferno”, disse que o argentino que não possui fotos em sua conta.

https://twitter.com/GodVelaz/status/1527449446547701765

O comentário, envolvido de racismo e xenofobia, causou bastante revolta no meio da torcida alvinegra, que sentiu-se ofendida com a provocação desonesta.

Depois de vários casos de demonstrações de racismo por parte de torcidas contra times brasileiros, especialmente de barras bravas argentinas, a Conmebol divulgou um comunicado no fim de abril afirmando que seria mais rigorosa quanto ao assunto.

“A Conmebol vai promover mudanças nos regulamentos para aumentar e endurecer as punições em casos de racismo. A entidade se compromete também a desenhar e implementar novos programas e ações com o objetivo de encerrar definitivamente este problema do futebol sul-americano”, disse a nota da maior entidade futebolística da América do Sul.

Independiente-ARG e Ceará duelam na próxima quarta-feira (25), pela sexta e última rodada da primeira fase da Sul-Americana. Jogo será às 21h30, no estádio de Avellaneda. Líder do grupo com 15 pontos, o Vovô pode se classificar com uma derrota por até um gol de diferença.