Dono do melhor ataque da Série B do Campeonato Brasileiro, com 36 gols marcados em 23 partidas, o Ceará tem uma das defesas mais “vazadas” da competição. Até aqui, foram 28 vezes que adversários balançaram as redes alvinegras. Treinador da equipe, Léo Condé indica ter encontrado um sistema que pode fortalecer sua defesa, que tem sido o “calcanhar de Aquiles” do grupo dentro da competição.

Vindo de dois jogos sem sofrer nenhum gol, o técnico afirmou que está buscando pelo equilíbrio na equipe, que é a quinta colocada com 35 pontos e está a quatro pontos de distância do G-4. Segundo Condé, no dia a dia ele e a comissão técnica têm trabalhado um sistema que visa deixar a defesa com mais “coberturas” tendo linhas de quatro atletas alternando entre utilizar laterais e volantes com esta função. Além disso, também tem sido conversado com jogadores que atuam no último setor do campo, o ataque, para que ajudem na defesa.
“Nossa busca é pelo equilíbrio da equipe. Temos o melhor ataque da competição e temos que potencializar isso. Temos três jogadores de frente que dois têm seis gols e o Pulga tem sete, temos boas peças para modificar. Mas, a gente sabe que só marcar gols e sofrer da forma que vem sofrendo, vai ter dificuldade, não vai brigar em cima (da tabela). Temos passado aos atletas de frente para colaborar na fase defensiva, alguns ajustes que tenho feito. As vezes, trabalhamos com linha de quatro, (contra o Novorizontino) a gente baixou a o Patrick para trabalhar com os dois zagueiros, fizemos sem bola quase que uma linha de cinco com os dois laterais, mas com bola o Patrick entrando para fazer a construção com os dois zagueiros e liberando os dois laterais, que se tornavam alas. (…) A gente passa ideias dentro daquilo que analisamos dentro do adversário, mas a execução é deles e eles têm apresentado boa vontade nos treinamentos e jogos”, disse Léo Condé.

CEARÁ PODE GANHAR RETORNO PARA PRÓXIMA RODADA
O Vozão entra em campo, às 16h (horário de Brasília) no próximo domingo (1), para enfrentar o Amazonas-AM, na Arena da Amazônia, pela 24ª rodada da Série B. O treinador Léo Condé vive expectativa de poder contar com o zagueiro Matheus Felipe, que sofreu lesão muscular e ficar ausente na última rodada. Caso não seja possível, ele terá à sua disposição David Ricardo, titular na posição, João Pedro, que fez sua estreia no segundo tempo contra o Novorizontino-SP, e Yago Lincoln, revelado pelas categorias de base do Ceará.

Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.