O Tribunal da Justiça do Estado do Ceará (TJCD) anulou a eleição que elegeu Robinson de Castro para o terceiro mandato como presidente do Ceará Sporting Club, ocorrido no fim de 2021. A informação foi divulgada pelo repórter Mário Kemps, do Blog do Kemps, e confirmado pelo Meu Vozão.
Eleito a primeira vez em 2015 e a segunda em 2018, Robinson de Castro se candidatou para o terceiro mandato e foi eleito por voto de maioria dos conselheiros do clube, em 15 de dezembro de 2021. Seu opositor e conselheiro do Ceará, Paulo Vasconcelos, entrou com um pedido na época pedindo a anulação, já que Robinson estava assumindo o terceiro mandato seguido, o que não é permitido por lei.
Mas, após muita pressão da torcida, adversários e até de aliados, Robinson de Castro renunciou aos cargo no dia 8 de fevereiro e Carlos Henrique de Moraes, o 2º vice, assumiu o cargo temporariamente em seu lugar. As eleições para eleger um novo presidente para 2023-2026 estavam marcadas para o próximo dia 29 de março, mas tudo pode mudar.
Isso porque, na última quarta (14), o TJCE publicou a anulação da eleição que teve como resultado a reeleição do ex-mandatário. Desta forma, sua diretoria é destituída. Como o 1º vice, Humberto Aragão, já havia renunciado no ano passado, quando tinha planos de concorrer ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Ceará, o único que ainda havia permanecido era Carlos Moraes, 2º vice e filho de Franzé Moraes, ex-presidente do Vovô.
A anulação foi assinada pelo Desembargador José Evandro Nogueira Lima Filho.
QUEM ASSUME O CEARÁ?
Como a chapa de Robinson de Castro foi anulada pela Justiça, então será preciso haver um novo pleito. Haverá novas eleições e as chapas terão o trio completo de dirigentes – presidente, 1º vice e 2º vice. A nova diretoria eleita vai assumir o comando do Ceará para encerrar o período anterior “deixado” pela gestão anterior, finalizando no fim próximo ano.
Devido a essa mudança, o Conselho Deliberativo do Ceará ainda está resolvendo se vai manter para dia 29 de março ou vai será preciso adiar novamente a eleição para presidência do Alvinegro. Enquanto isso, José Barreto de Carvalho Filho, é quem assume à frente do Ceará.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.