Vini Júnior, destaque no ataque de um dos maiores times do mundo e protagonista na equipe do Real Madrid, precisou evoluir muito para chegar ao atual patamar, passando por todo tipo de desconfiança e convivendo muitas vezes com o racismo. O garoto é um dos futebolistas do ano, como um dos brasileiros com mais gols na atual temporada, jogando na Europa. Mas divide o posto de artilharia com outro do seu país.
Desde 2019 no futebol europeu, o jogador de 25 anos, Arthur Cabral, vem se destacando no futebol exterior. O atleta que fez sua base no Ceará, vai conseguindo ótimos números a cada temporada internacional e vem evoluindo cada vez mais, inclusive pedindo passagem na seleção brasileira.
Os números da atual temporada são expressivos, segundo o site de estatísticas “Sofascore”, o jogador da Fiorentina-ITA está ao lado de Vinícius Júnior, como brasileiro com mais gols na Europa em 2023. São 28 jogos (19 como titular), balançando as redes 13 vezes. São 130 minutos para marcar um gol. O jogador nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 53 chutes, acertou 28 na meta adversária, tendo mais de 70% de conversão de chances claras.
Arthur nos últimos dias, vem sendo observado pela equipe do Milan-ITA, isso só mostra o quanto o jogador tem evoluído dentro do esporte.
Trajetória de Arthur Cabral:
Assim como Vini Júnior, o jogador nordestino precisou evoluir para ter mais chances no profissional. Subiu ao elenco principal do Ceará em 2015, onde o atuou em apenas uma partida, marcando o gol da vitória nos acréscimos contra o Tupi–MG, pela Copa do Brasil daquele ano, classificando a equipe para a próxima fase da competição.
Só voltou a jogar pelo alvinegro em 2017, quando fez cinco gols em 22 jogos. Em 2018 as coisas começaram a mudar para Arthur, o centroavante participou de 55 jogos e marcou 24 vezes, sendo indicado para a seleção do Campeonato Cearense, artilheiro da Copa do Nordeste e um dos destaques da reação do Ceará no Brasileirão de 2018
No final deste ano, Cabral se transferiu para o Palmeiras, onde não teve muitas oportunidades e jogou apenas cinco vezes e mesmo assim, marcou um gol. Em 2019 o Palmeiras emprestou o garoto (com opção de compra) para o Basel-SUI. Na Suíça, Arthur virou Rei e em 106 partidas, acertou o barbante 65 vezes, sendo eleito o melhor jogador do futebol Suíço de 2021.
Atualmente na Fiorentina, o valor da transação girou em torno de 14 milhões de euros.
Principais características:
Arthur Cabral se destaca por sua força física, é o famoso “trator”, atacante trombador, que passa por cima do zagueiro. Apesar do porte físico, é muito ágil e tem um arsenal de recursos para finalização, fazendo gols de tudo que é jeito. O jogador até chegou a ser convocado pela seleção, com Tite, mas praticamente não teve oportunidades.
Além de suas qualidades em campo, Cabral sempre se mostrou muito focado e com sede de futebol. O atleta nunca se envolveu em polêmicas e é muito bem gerido na carreira. Apesar da idade, se intitula como caseiro, prefere ficar em casa jogando o bom e velho videogame, do que curtir as noites. Por onde passa, Arthur cativa os torcedores, virou xodó da torcida do Vozão e também é muito bem recebido na Suíça, sempre sendo ovacionado pelo público de lá. Na Fiorentina demorou um pouco para se adaptar e ganhar espaço, mas ultimamente vem mostrando que seu lugar é entre os 11 melhores.
O atleta guarda uma gratidão muito grande pelo seu clube formador e promete voltar um dia ao Ceará.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.