O Conselho da Conmebol determinou a manutenção das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com turno e returno de pontos corridos. Com isso, serão 18 partidas para cada time. A CBF era contra e tinha planos de usar as datas para acabar com os conflitos do calendário de seleções e clubes, mas teve de aceitar a fórmula por ser menoria na votação.
LEIA MAIS:
Sondado por clubes do futebol europeu, promessa do Ceará estende contrato; Confira histórico
A questão é que, com o aumento de times para a Copa dos EUA, México e Canadá, em 2026, a América do Sul terá seis vagas e meia. Ou seja, de um total de dez equipes, 60% estará garantida no Mundial, o que tira a competitividade do torneio. Para a CBF, há dois problemas. Primeiro, a falta de atratividade do torneio e repetição de jogos com os mesmos rivais.
Com uma redução dos jogos sul-americanos, a confederação pensava em duas possibilidade para usos de datas. A seleção brasileira poderia ter mais amistosos contra europeus, o que foi bastante dificultado no último ciclo, também pela Liga das Nações da Europa. Outro ponto, a CBF pensava em reduzir a carga de jogos de seleções para aliviar o calendário nacional.
Na confederação, há a intenção de resolver a questão do conflito de jogos da seleção com times. Assim, a CBF teria mais datas para o Brasileiro sem que houvesse sobreposição de datas. Agora, terá de se buscar outras soluções. Dessa forma, a determinação da Conmebol afeta diretamente o dia-a-dia dos clubes brasileiros, que a bastante tempo reclamam do calendário curto do futebol nacional.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.