Meu Vozão Ceará Sporting Club

Pressionada, CBF toma importante decisão e comunica clubes das séries A e B

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Foto: IMAGO / TheNews2

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está bastante pressionada pelos erros de arbitragem ocorridos em partidas as séries A e B do Campeonato Brasileiro. Desta forma, a principal entidade comunicou aos clubes que está marcada para acontecer uma reunião com comissão de arbitragem, às 16h desta sexta-feira (23), na sede da CBF, localizada no Rio de Janeiro. Estarão presentes Wilson Seneme e Péricles Bassols, presidente da Comissão de Árbitros da CBF e gerente técnico do VAR, respectivamente.

CBF marca reunião com clubes para esta sexta (23). Foto: Tiago Alves / EC Bahia

Diferente do ofício enviado ao Ceará – sobre as polêmicas ocorridas na derrota contra o Goiás-GO, a CBF enviou um documento aos clubes em que reconhece que os erros na arbitragem tem aumentado nos jogos das quatro divisões do Brasileirão. Assim, a entidade convocou os 40 clubes que disputam as duas primeiras divisões das séries A e B para uma reunião com Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF para esta tarde, e Péricles Bassols, gerente técnico do VAR (árbitro de vídeo).

Wilson Seneme, presidente de arbitragem da CBF. Foto: Divulgação / CBF
Wilson Seneme, presidente de arbitragem da CBF. Foto: Divulgação / CBF

“Temos constatado a cada rodada de jogos, em todas as séries do Campeonato Brasileiro, um significativo aumento de críticas à arbitragem de campo e ao desempenho do árbitro de vídeo (VAR), as quais em algumas ocasiões se mostram pertinentes”, disse parte do texto do ofício enviado pela CBF aos clubes.

Péricles Bassols, gerente técnico do VAR da CBF. Foto: Divulgação / Rede Globo

CBF NÃO RECONHECE ERROS DE JOGO DO CEARÁ

Na última quarta (21), a entidade enviou um ofício ao Vozão e à FCF (Federação Cearense de Futebol) em que não reconheceu os erros cometidos pela arbitragem no confronto realizado no estádio Hailé Pinheiro, vulgo Serrinha. Áudios e imagens do VAR (árbitro de vídeo) foram divulgados pela entidade sobre a decisão das penalidades. Mas, o lance em que o goleiro Tadeu dá dois toques na cobrança do primeiro pênalti, não houve nenhuma explicação com imagens, apenas o texto nega que tenha acontecido isto.

Na rodada seguinte a este, na Arena Castelão, o Vozão voltou a ter nova partida envolvendo polêmica de arbitragem quando perdeu por 2 a 1 com o árbitro Caio Max Augusto Vieira, do Rio Grande do Norte, marcou pênalti para o Mirassol-SP já no fim da partida.

Goleiro Tadeu, Goiás x Ceará
Goiás x Ceará teve polêmica de arbitragem, mas CBF enviou ofício não reconhecendo erros. Créditos: Rosiron Rodrigues / Goiás