Meu Vozão Ceará Sporting Club

Publicação do Ceará nas redes sociais sobre Projeto de Lei gera discórdia com atletas; Entenda o que muda com o PL

Foto: Divulgação / Ceará SC

Horas antes do Ceará entrar em campo pelo jogo de volta das oitavas da Sul-Americana, as redes sociais do clube publicaram uma manifestação a favor do Projeto de Lei 1153/2019. Os atletas, no entanto, responderam na postagem que são contra. Após repercussão negativa nas redes sociais, a publicação foi apagada.

LEIA MAIS:
MPCE faz recomendações para garantir melhorias na segurança de torcedores e qualidade de serviço de internet na Arena Castelão

O Ceará publicou nas redes sociais, na tarde desta quarta (6), ser favorável ao Projeto de Lei 1153/2019, que dá outras providências à Lei Pelé e mudaria em relação aos direitos dos atletas.

“O Ceará Sporting Club apoia o aperfeiçoamento e modernização da Legislação Desportiva Nacional por meio da relatoria do Deputado Felipe Carreras do Projeto de Lei 1153/2019. A proposta não retira nenhum direito trabalhista”, escreveu a nota.

https://twitter.com/CearaSC/status/1544723644533850112

Na mesma publicação, atletas líderes do grupo como Luiz Otávio, Vina, Lima e Richard Coelho comentaram se opondo totalmente à declaração. “#naoapoiamos”, foi a resposta dos jogadores.

A situação ocorreu horas antes do Alvinegro de Porangabuçu entrar em campo para enfrentar o The Strongest-BOL, na Arena Castelão, por jogo que vale vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

O assunto repercutiu de forma muito negativa entre a torcida e, menos de uma hora depois da publicação, o clube apagou a postagem.

Jogadores alvinegros se posicionam contra postagem do clube.

ENTENDA O QUE MUDA COM O PL

Assunto que vem causando bastante polêmica nos bastidores da política e do futebol, o Projeto de Lei já tem um dos artigos inclusos na mudança referente aos recebidos dos jogadores. Os pagamentos de direitos de imagem não seriam superiores a 40% do valor total de remuneração, ou seja, o que ganham de imagem mais salários registrados na carteira de trabalho (CLT). Com isso, os clubes ficariam livres para pagar a maior parte dos valores como direitos de imagens e teriam menos custos com vencimentos trabalhistas.

O Projeto de Lei, depois de aprovado, vai voltar para o Senado decidir se autentifica ou não essas mudanças. Caso aprovado, seguirá para o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sancionar ou vetar de forma parcial ou integral. O PL que muda a Lei Pelé é uma ação iniciada em 2019 pelo senador Veneziano Vital do Rêgo. O Deputado Federal Felipe Carreras, do PSB, é o relator na Câmara. Ele é irmão de Augusto Carreras, vice-presidente de futebol do Sport do Recife-PE.