O Ceará vai para o embate com o Botafogo, no Engenhão, no próximo sábado (6), pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Tendo um duelo de suma importância com o São Paulo no meio da próxima semana, pela Sul-Americana, e com alguns atletas já exibindo desgaste físico, há grande possibilidade do treinador Marquinhos Santos poupar algumas peças na partida deste fim de semana.
LEIA MAIS:
Jogador campeão da Copa do Nordeste pelo Ceará vai defender equipe da Série B do Brasileiro
Ceará tem a maior média de público entre clubes do Nordeste; Veja lista
Devido à alta sequência de jogos e o desgaste maior que os alvinegros vão precisar ter no duelo da próxima quarta (10), pelo jogo da volta da Sul-Americana, por terem saído derrotados por 1 a 0 e, assim, necessitar ir para cima do tricolor paulista em busca de reverter esse placar, Marquinhos Santos deve utilizar alguns nomes diferentes daqueles que vinham entrando entre os titulares. No entanto, sabendo da necessidade de pontuar no Brasileirão para não sofrer as consequências ao término do certame, o técnico não deve proferir muitas mudanças.
Jhon Vásquez e Erick, recuperado após ter passado período longe dos campos por lesão que o fez precisar passar por cirurgia no ombro esquerdo, se juntaram ao grupo na última quinta (4) e estarão à disposição para o confronto diante da equipe carioca. Richardson cumpre suspensão automática, Rodrigo Lindoso e Bruno Pacheco, com desconforto muscular, além de Diego Rigonato, que retornou para a capital cearense após ter se lesionado na partida do meio da semana, serão baixas.
Essa situação de poupar alguns nomes contra o Botafogo era algo que já estava nos planos. Antes mesmo de encarar o Palmeiras, no sábado (30) passado, Marquinhos Santos chegou a falar sobre o assunto em entrevista.
“Vamos durante a semana estudar os números, ver quem apresenta as melhores condições, sempre pensando no Ceará. Nesse jogo com Palmeiras e com o São Paulo, na Sul-Americana (é com força máxima). Aí sim, nesse contra o Botafogo faremos uma análise melhor e maior, pensando no segundo jogo pela Sul-Americana contra o São Paulo”, revelou o técnico alvinegro.
Dos jogadores “de linha” que mais têm feito jogos seguidos como titulares e, por consequência, tendo um desgaste físico maior, estão Messias (18), Lima (12) Luiz Otávio (9), Vina e Mendoza (7), Bruno Pacheco, Nino Paraíba e Richardson (6). No última confronto, Lima e Bruno Pacheco não atuaram. Para o jogo contra o Botafogo, o volante Richardson terá descanso por estar suspenso. Já o lateral Nino Paraíba não encara o São Paulo. Desses quatro últimos citados, é possível que Lima e Nino atuem entre os 11 principais na capital carioca.
Tendo quatro volantes à disposição para o confronto do fim de semana, Marquinhos Santos deve ter Fernando Sobral, que entrou aos cinco minutos do primeiro tempo contra o São Paulo para substituir Rigonato, de volta à titularidade nesta partida para formar o meio-campo. Além dele e Richard Coelho que atuam nesta posição, também estão reunidos com o elenco Guilherme Castilho, que ainda não tem condições físicas de jogar como titular, e Kelvyn. O colombiano Jhon Vásquez, que não encarou o São Paulo por estar impossibilitado de jogar a Sul-Americana, pode ganhar sua primeira chance de iniciar a partida.
Além da questão física, há uma outra situação importante a ser pensada. Seis atletas do Ceará (Luiz Otávio, Messias, Lucas Ribeiro, Nino Paraíba, Vina e Zé Roberto) estão pendurados com dois cartões e, caso sofrem o terceiro, estarão automaticamente fora do Clássico-Rei que será já na próxima rodada do Brasileirão.
Antes de partir para o Rio de Janeio, o grupo cearense realiza o último treino em São Paulo, nesta sexta (5), e ao fim da tarde embarca para a Cidade Maravilhosa. No sábado (6), às 16h30, o Ceará entra em campo para medir forças com o Botafogo, no estádio Engenhão, pela 21ª rodada da Série A.
Veja abaixo lista de atletas que vão seguir com a delegação alvinegra de São Paulo para o Rio de Janeiro.
Goleiros: João Ricardo, Richard e Vinicius Machado;
Laterais: Michel Macedo, Nino Paraíba, Kelvyn e Victor Luís;
Zagueiros: Luiz Otávio, Messias, Gabriel Lacerda, Marcos Victor e Lucas Ribeiro;
Volantes: Fernando Sobral, Richard Coelho, Guilherme Castilho e Geovane;
Meias: Vina Lima;
Atacantes: Erick, Jhon Vásquez, Mendoza, Zé Roberto, Cléber e Iury Castilho.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.