Na tarde do próximo sábado (10), o Ceará entra em campo contra o Santos, na Arena Castelão, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E este jogo será marcado por reencontros já que, agora representantes do time da Vila Belmiro, Lisca Doido e Felipe Jonatan já defenderam o Ceará no passado recente.
LEIA MAIS:
Ceará oficializa parceria com empresa especializada em dados estatísticos; Entenda função
Atacante revelado pelo Ceará desencanta e marca primeiro gol no futebol japonês; Confira vídeo
O futebol é muito versátil. Num momento o profissional está num clube e logo depois já se transferiu para outro. E nesse “vai e vem” do mercado da bola, é muito comum o reencontro dos ex. Neste fim de semana, a Arena Castelão será palco do duelo entre Vovô e Peixe, pelo Brasileirão e, do outro lado do campo, estarão o treinador Lisca Doido, que fez história em Porangabuçu, e Felipe Jonatan, cria da Cidade Vozão.
Falar de Lisca tem dois lados. O adeus, pois essa história não teve o fim mais agradável, já que o técnico saiu com a imagem um tanto desgastada, e a chegada, em que por duas vezes ele foi pilar para evitar rebaixamentos do Ceará no Campeonato Brasileiro.
Sua primeira passagem foi em 2015. Após ter feito um bom trabalho no Náutico-PE, ele chegou no clube cearense com uma missão: evitar a inédita queda para a Série C do Brasileiro. O que parecia impossível aconteceu. Sob os comandos do gaúcho, o time embalou vitórias consecutivas e, ao vencer o Macaé-RJ por 1 a 0 em um Castelão lotado, evitou o rebaixamento para a Terceira Divisão nacional na última rodada.
No ano seguinte, acabou sendo demitido após não ter conseguido fazer uma boa campanha no Cearense. Mas, dois anos depois ele retornou e a missão era tão difícil quanto. O Ceará tinha, até então, o pior início de toda a história da Série A dos pontos corridos e, mais uma vez, a missão de Lisca era evitar o rebaixamento do time.
Para muitos, apenas um “doido” assumiria o comando da equipe, que era lanterna, àquela altura. Porém, o time foi crescendo, subindo degrau por degrau e, com uma rodada de antecedência, garantiu permanência na elite do futebol brasileiro. E, por muito pouco, não conseguiu carimbar a vaga na Sul-Americana para o ano seguinte.
Mas, assim como aconteceu na primeira vez, ao virar do ano ele caiu após desclassificações no Estadual e, também, na Copa do Nordeste. Agora, Lisca Doido é treinador do Santos e vive sob pressão da torcida do time da Vila Belmiro pela irregularidade na Série A.
Outro muito conhecido pela torcida alvinegra e que hoje veste a camisa do Peixe, é Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo é cria da Cidade Vozão e foi revelado pelo Vovô em 2018. O atleta, inclusive, foi revelado durante o Brasileirão daquele ano quando o time estava sob o comando de Lisca.
Agora, os dois trabalham juntos novamente. Mas, não mais em Porangabuçu e sim na equipe da Baixada Santista.
Em 24 partidas pela equipe principal, Felipe Jonatan marcou um gol. Ele foi vendido ao Santos no primeiro semestre de 2019 por R$6 milhões.
Por ser clube formado, o Vovô detém de parte de seus direitos econômicos para lucrar em uma futura venda do lateral para um time do exterior. Recentemente, o Fenerbahçe, da Turquia, se mostrou interessado pelo atleta.
Apesar de não fazer mais parte do elenco cearense há três temporadas, Felipe Jonatan sempre mostra carinho e gratidão pelo clube. Antes do jogo do Alvinegro de Porangabuçu contra o Independiente-ARG, em jogo decisivo pela última rodada da primeira fase da Sul-Americana, o lateral deixou uma mensagem de apoio nas redes sociais. No mês passado, ele aproveitou uma folga na capital cearense para visitar a Cidade Vozão, centro de treinamento onde foi formado.
A partida entre Ceará e Santos acontece às 16h30 deste sábado (10), na Arena Castelão, pela 26ª rodada do Brasileirão.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.