Após mais uma partida ruim do Ceará sob o comando de Eduardo Barroca, o treinador foi alvo de muitas críticas, principalmente por parte da torcida. O repórter André Almeida, do Diário do Nordeste, saiu em “defesa” do técnico lembrando que ele tem apenas duas semanas à frente do grupo.
Anunciado como reforço do Alvinegro no último dia 24 de março, Barroca já sabia que iria encontrar situações que precisavam ser corrigidas, principalmente ao que se tratava de setor defensivo.
Na manhã do último domingo (7), o Vozão ficou no 0 a 0 com o time do interior paulista, no estádio Moisés Lucarelli, e somou um importante ponto fora de casa. Mas, a torcida não gostou nada do desempenho do time em campo. E, como é costumeiro no futebol brasileiro, a grande parcela da culpa caiu sobre o treinador.
Seguindo com falhas defensivas, também é possível notar que a equipe não tem feito mais aquela pressão inicial sobre o adversário – que muitas vezes terminou em gols antes dos primeiros 20 minutos dos jogos – e também está com o meio-campo desorganizado.
Devido essas mudanças, o comandante do Vozão está sob muitas críticas. André Almeida, jornalista do Diário do Nordeste, optou por seguir uma linha contrária da grande maioria e argumentar que sobre o pouco tempo de treinos – devido calendário apertado por causa da decisão da Copa do Nordeste.
Após três partidas no comando, ele soma bons resultados. Vitória sobre ABC-RN e empate com Ponte Preta-SP, pela Série B, e derrota no tempo normal para o Sport-PE, mas com êxito nos pênaltis e conquista do título regional. Todos fora de casa.
“É óbvio que o Ceará precisa melhorar muito seu desempenho. Ofensivo e defensivo. É claro que tem problemas. E é claro que Barroca deve ser cobrado por isso. Mas é completamente descabida essa cobrança em cima dele com menos de 14 dias. O treinador não tem 2 semanas no clube”, escreveu o repórter no último domingo (7).
Ele seguiu falando que a performance da equipe precisa sim melhorar e há chances de Barroca não ser a solução para os problemas do Ceará, mas que em tão pouco tempo não tem como um treinador conseguir efetivar um planejamento. Ainda que, desde seu primeiro treino, que aconteceu no dia 25 de março, até esta segunda, dia 8 de maio, houve seis viagens – FOR/NAT, NAT/CAM, CAM/REC, REC/FOR, FOR/CAMP, CAMP/FOR.
“O desempenho mostra que há muito que evoluir. Há questões a se rever. De saída de bola, de saber se o elenco tem características para mudar o modelo de jogo… Mas Barroca chegou num contexto complicado e em 3J tem 1V, 1E, 1D e 1 título. Mesmo atuando abaixo, teve resultados”, Continuou André Almeida. “E pode até ser que ele não resolva os problemas. Que não consiga implementar suas ideias, que não seja solução e dê errado. Mas avaliar de forma definitiva um trabalho com esse tempo é surreal. Não farei isso. Prefiro esperar e analisar o trabalho quando ele puder ser analisado”.
Se colocando numa posição em que não prefere “ir na onda” dos demais, o repórter afirmou que é sim preciso cobrar um melhor desempenho da equipe. Mas, que apesar disso, não acha justo pôr sobre o técnico a culpa das deficiências do time.
“Meio a muitas críticas da torcida em cima da contratação e destes 3 jogos, o mais fácil, no momento, seria condenar Barroca. Iria na onda da torcida. Cobrar futebol ofensivo, desempenho e responsabilizar o treinador pelos problemas do time. Mas não é o correto”, finalizou o jornalista cearense André Almeida.
NÚMEROS DO CEARÁ COM BARROCA
Jogos: 3
Vitória: 1
Derrota: 1
Gols sofridos: 2
Gols marcados: 2
Título: 1
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.