Meu Vozão Ceará Sporting Club

STJD se prepara para aplicar sanção em atletas denunciados na Operação Penalidade Máxima II

Nino Paraíba, ex-lateral do Ceará, é citado na Operação Penalidade Máxima II.
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) está se preparando para aplicar uma dura sanção aos atletas que foram denunciados pelo Ministério Público do Goiás (MP-GO) na Operação Penalidade Máxima II. Segundo divulgado pelo Globo Esporte, na próxima semana o órgão deve suspendê-los preventivamente.

A Operação Penalidade Máxima está investigando manipulação de resultados em partidas da Série A do Brasileirão 2022 e campeonatos estaduais desta temporada. De acordo com o Globo Esporte, o STJD vai suspender preventivamente os atletas que foram denunciados nesta segunda fase da investigação. A sanção pode ser de até 30 dias, no máximo. A suspensão dos jogadores está sob análise de Ronaldo Piacente, procurador geral da entidade.

Até então, 15 atletas foram denunciados pelo MP-GO. Richard Coelho e Nino Paraíba, jogadores que aturam no Ceará no ano passado, foram citados pela quadrilha de apostadores. Os atletas teriam recebido valores para levar cartão amarelo na partida contra o Cuiabá-MT, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nesse jogo, dos dois foram amarelados. O lateral aos nove e o volante aos 12 minutos, ambos da segunda etapa. Essa partida terminou empatada por 1 a 1.

richard coelho, volante do Ceará
Richard Coelho jogou no Ceará em 2022 e foi citado na Operação Penalidade Máxima II. Foto: Aurelio Alves

Atualmente, Nino Paraíba está no América-MG e não tem mais vínculo com o Alvinegro de Porangabuçu. Por outro lado, Richard Coelho tem contrato com o Vozão até dezembro de 2024. Ele foi emprestado ao Cruzeiro-MG, mas o clube mineiro suspendeu seu vínculo devido ao seu suposto envolvimento no esquema de apostas.

O STJD ainda está analisando punir também atletas que chegaram a ser procurados e rejeitaram fazer parte das manipulações, mas que não denunciaram à Justiça.

CEARÁ PEDE ACESSO AOS DETALHES DA OPERAÇÃO PENALIDADE MÁXIMA II

Acreditando que possa ter sido vítima dos dois atletas supostamente envolvidos naquilo que pode ser o maior escândalo da história do futebol mundial, o Ceará enviou um pedido ao MP-GO para que possa ter acesso aos detalhes dos autos dos processos. O clube, por meio de seu setor jurídico, ainda afirmou que está à disposição de ajudar o órgão público nas investigações naquilo que for possível.