Meu Vozão Ceará Sporting Club

Luiz Otávio chega a marca histórica pelo Ceará, mas vive temporada em que menos atua

Capitão e ídolo do Ceará, Luiz Otávio chegou aos 300 jogos oficiais pelo clube. Parte importante da história o Alvinegro, o zagueiro não vive uma grande temporada. Desde sua chegada a Porangabuçu, em 2017, este foi o ano em que o experiente jogador menos atuou.

Na derrota de 1 a 0 para o Avaí-SC, na rodada 33 da Série B, o zagueiro bateu uma marca história pelo Vozão e gravou ainda mais seu nome na história do clube. Porém, a temporada do carioca de 35 anos está longe de ser uma das melhores.

Um dos remanescentes do elenco do ano passado, Luiz Otávio está em sua sétima temporada consecutiva vestindo preto e branco. E, desde sua chegada, este foi o ano em que ele menos atuou, muito por conta do período em que esteve no departamento médico por causa de lesões.

Dos 56 jogos do Ceará disputados nesta temporada, o camisa 13 esteve em campo em 26 deles. Ou seja, em menos da metade. Na Série B, inclusive, ele ficou se fora de oito partidas jogos consecutivos – 10ª à 17ª rodada – por causa de problemas físicos. Recentemente ele também ausentou em duas partidas por questões musculares.

Das 33 rodadas no Campeonato Brasileiro, ele atuou em 19 e foi titular em todas, somando dois gols, um decretando a vitória sobre o Vila Nova-GO, então líder, e outro evitando a derrota para a Chapecoense-SC fora de casa. Este último, no entanto, foi colocado como contra na súmula.

No ano passado, por exemplo, o zagueiro de 35 anos foi utilizado em 44 dos 65 confrontos que a equipe cearense teve na temporada, entre Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Sul-Americana.

Luiz Otávio é titular absoluto desde que chegou ao Ceará, no ano de 2017.

Luiz Otávio, Willian Formiga, David Ricardo. Elenco do Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

PERMANÊNCIA NO CEARÁ É UMA INCÓGNITA

O elenco alvinegro deve passar por mais uma reformulação e ainda é incerto os atletas que vão ou não seguir para a próxima temporada. A permanência de Luiz Otávio no Ceará é uma dúvida.

Em coletiva no meio deste mês de outubro, o zagueiro deixou seu futuro em aberto. Ele disse que seu interesse é de continuar fazendo parte do grupo, mas que não sabe se vai ficar e que deixa isso nas mãos de seu agente.

“Eu não consigo dizer se o Luiz Otávio continua. Isso tem que ser conversado ao final da temporada. Deixo para o meu empresário. Se for da vontade de Deus que eu permaneça, vou continuar. O desejo do Luiz Otávio é continuar fazendo história no Ceará”, disse Luiz Otávio.

Vale ressaltar que mesmo que o zagueiro seja titular nos próximos cinco e últimos jogos restantes da Série B, esta ainda será a temporada em que ele menos jogou pelo Vozão. Isso porque o máximo de partidas que ele pode chegar em 2023 é até 31. E o menor número de confrontos que havia disputado pelo Ceará antes deste atual, dentro de uma mesma temporada, foi no ano de sua chegada, em 2017, quando realizou 43 jogos.

Números de jogos de Luiz Otávio pelo Ceará

  • 2017: 43 jogos (Cearense, Copa do Brasil, Primeira Liga e Série B);
  • 2018: 54 jogos (Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série A);
  • 2019: 44 jogos (Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A);
  • 2020: 46 jogos (Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A);
  • 2021: 44 jogos (Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Sul-Americana);
  • 2022: 44 jogos (Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Sul-Americana);
  • 2023: 26 jogos (Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B).

*Levantamento feito pelo Meu Vozão.

Luiz Otávio, zagueiro do Ceará.
Foto: Fausto Filho / Ceará SC