Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Campanha de Barroca pelo Ceará na Série B NÃO é boa

Eduardo Barroca, técnico do Ceará.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

O técnico Eduardo Barroca foi anunciado em 24 de abril para treinar o Ceará com a missão principal de conseguir o acesso para a Série A do Brasileirão. Em sua estreia, o time venceu o ABC-RN, atual lanterna da competição. Esta foi a primeira vitória do Vozão na Série B. O jogo que se seguiu foi aquela derrota de desempenho pavoroso contra o Sport-PE, na final da Copa do Nordeste. Na oportunidade, o goleiro Richard nos garantiu o título pegando muito no jogo normal e agarrando dois pênaltis.

 Nesta parada para a Data Fifa, Barroca chega com 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e três derrotas em 10 jogos disputados como técnico alvinegro. Ele fez 63% dos pontos disputados e estaria na quinta posição se contássemos só os últimos 10 jogos de todos os times. É uma campanha ruim!

O Ceará tem a melhor estrutura da competição, tem disparado a maior média de público, tem o melhor elenco e provavelmente a maior folha de pagamento do campeonato, simplesmente não é admissível que o time fique fora do G4. Qualquer resultado que seja, o Alvinegro fora das quatro primeiras posições não é aceitável, dadas as circunstâncias da competição.

Elenco do Ceará, Meu Vozão
Foto: Divulgação / Ceará SC

Normalmente na segunda parte da competição os times de baixo pontuam mais e tiram pontos dos clubes da parte de cima da tabela. Se Barroca mantiver a média atual de pontuação, o clube deve chegar a cerca de 68 pontos e conseguir o acesso. Mas, para isso é preciso não perder desempenho nos próximos dois terços da competição.

 O que mais me preocupa é que o máximo de vitórias que Barroca conseguiu em um clube foram 11. Como o Ceará empata pouco e perde muito, o time precisaria de 20, talvez 21 vitórias para conseguir o acesso. Seria de longe o número mais expressivo da carreira do treinador. Esperamos que ele consiga, pois, elenco, estrutura e, principalmente, torcida o clube tem de sobra!

Falta que Barroca consiga fazer no Ceará o que nunca conseguiu na carreira e finalmente deslanchar como treinador relevante no País.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.