Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Barroca precisa justificar a escolha do Ceará

Eduardo Barroca, treinador do Ceará.
Foto: Israel Simonton / Ceará SC

Veja bem, não quero criticar o trabalho que ainda “nem começou” de Eduardo Barroca. Afinal, são apenas três jogos no comando do Ceará desde sua chegada, em 25 de março. Foi “jogado na fogueira” com a loucura da diretoria de trocar um treinador antes de uma final de campeonato. Mas, além de não ter demonstrado ainda um bom futebol, Barroca não tem um nome forte pra justificar a saída desesperada de Gustavo Morínigo. Afinal, a lógica da mudança de um comando técnico é trazer outro treinador com um nível justificável.

O técnico de 41 anos pode ser considerado da “nova geração” de técnicos, afinal começou seus trabalhos no profissional na equipe do Botafogo-RJ, em 2019. De lá pra cá, passou por Atlético-GO, Coritiba-PR, Vitória-BA, Avaí-SC e Bahia.

tecnicos
Antes de chegar ao Ceará, Barroca iniciou sua carreira profissional de treinador no Botafogo-RJ. Foto: Giazi Cavalcante / Estadão Conteúdo

Barroca tem um respaldo nas categorias de base. No time carioca conquistou quatro títulos em sete disputados. Entre esses títulos estão Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Taça Guanabara e Torneio OPG. No profissional conquistou sua primeira “glória” agora com a conquista da Copa do Nordeste, que cá pra nós, esse título é de Gustavo Morínigo.

Sua filosofia de jogo é marcada por boas ideias e um futebol ofensivo (muito por conta disso, tiraram Morinigo e trouxeram ele). Mas, falar até papagaio fala. Não se pode exigir muito no momento, pois é preciso tempo para colocar o trabalho em prática. Porém, Eduardo Barroca precisa, pela primeira vez na carreira profissional, alcançar números expressivos.

Talvez a grande chance seja agora. O Ceará tem um bom elenco para disputar essa Série B, tem uma ótima estrutura que dá condições para o trabalho ser feito. Vamos torcer e aguardar.

E se for o caso de Barroca char a ler minha opinião, espero que entenda. Torço por ele e não sou o tipo de torcedor chato, mas as atitudes da diretoria do Ceará não podem mais passar em branco e a cobrança existe.

Nossa principal meta é carimbar o acesso de volta à Série A do Brasileirão. E não podemos nem chegar perto de falhar nesta missão. O próximo desafio já é nesta quarta-feira (10), dentro de nossa casa. O adversário será o Vitória-BA, líder da competição e vindo de uma sequência de quatro vitórias em quatro jogos. Não há mais tempo para vacilar.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.