Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Ceará e o foco na missão do acesso

Bandeira do Ceará
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Nos aproximamos do final da primeira fase da Série B do Campeonato Brasileiro e o Ceará precisa, mais do que nunca, de muito foco. O time que teve um começo de temporada conturbado e precisa encontrar a “fórmula mágica” para continuar na briga pelo acesso.

Bem sabemos que a segunda divisão não é nada fácil. Arrisco falar que é bem mais disputada e difícil em comparação à primeira divisão, por exemplo. Com isso, o Vozão se viu em uma situação complicada em termos de troca de técnicos e elenco um tanto limitado.

Faltando apenas três rodadas para o fim do primeiro turno, o recém-chegado treinador, Guto Ferreira deu um suspiro de alívio aos torcedores que já estavam impacientes com as sucessivas falhas no campeonato. Na sua estreia, mesmo perdendo para o Sport-PE, na Ilha do Retiro, foi perceptível observar pequenas mudanças que trabalhadas nos levaram à próxima vitória.

Guto Ferreira, treinador do Ceará.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Vitória essa, como mandante, que aconteceu após quatro jogos sem ganhar na Série B. As substituições pontuais do técnico fizeram com que conseguíssemos os três pontos. Contra o Botafogo-SP, Nicolas foi o autor do primeiro gol e a escolha de Guto para repor a recente saída de Vitor Gabriel.

O zagueiro Léo Santos entrou na segunda fase e também marcou após cruzamento de Janderson. Em sua estreia, o centroavante Guilherme Bissoli, participou do lance do terceiro gol, marcado pelo zagueiro David Ricardo, que também entrou no segundo tempo.

Isso nos mostra que a experiência de quem está no comando faz toda diferença. Apesar dos constantes erros de passes e a demora para “se achar” em campo, o Alvinegro conseguiu se estabilizar sem sofrer muito perigo do adversário. Com isso podemos perceber que ainda há chance se o básico for bem feito.

Guilherme Bissoli, atacante do Ceará.
Guilherme Bissoli, atacante do Ceará. Foto: Samuel Andrade / Futebolês

Nos próximos confrontos, teremos disputas diretas por posição na tabela. Nessa fase cada ponto conta. Na partida de domingo (15) contra o Mirassol-SP, fora de casa, o Ceará tem a chance de de ultrapassá-lo e ocupar a sexta colocação. Logo após, na quarta (19), enfrenta o Vila Nova-GO, atual líder. E já poderá “encostar” no G-4, caso vença.

Observando hoje, depois de jogos difíceis de assistir, um pequeno esboço do que pode estar por vir traz a tão famosa “luz no fim do túnel”. Mesmo que ainda distante, não deixa de trazer esperança. A nostalgia de ver o “Ceará de Guto Ferreira” nos remete a sensação de sermos capazes de ir mais longe, com constância e determinação, como sempre acreditando e indo em busca de mais.

Daqui pra frente apenas a vitória interessa para que o Ceará possa terminar a temporada entre os quatro clubes que irão ascender à elite do futebol brasileiro.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.