Sei que a coluna é sobre o Ceará, mas vejo o momento como uma “maratona” e pouca gente sabe a história desta prova nobre do atletismo. Maratona é uma cidade na Grécia em que aconteceu uma batalha muito importante para os atenienses, com uma vitória sobre os persas. O soldado Fidípides teve que correr 42 km ininterruptos até a capital grega para anunciar a vitória do seu exército sobre os invasores e após ter anunciado a vitória «nenikekamen!», caiu morto, devido à enorme exaustão. Devido ao seu gigantesco esforço, Atenas teve tempo de se organizar, fechar a cidade e passar ilesa ao ataque persa.
O que o Vozão irá fazer nos próximos nove dias é digno do “esforço helênico”. Serão três partidas, sendo duas eliminatórias e estamos fora se perdermos, trazendo um grande prejuízo para a temporada.
Nosso primeiro obstáculo nesta corrida será o Ituano-SP. Adversário complicado em momentos passados de nossa história, fará um jogo duro na cidade de Itu. Os paulistas vêm embalado depois de uma classificação sobre o Corinthians e vê esse jogo contra o Ceará como uma grande oportunidade de “encher os cofres”. Quem conseguir passar para a terceira fase da Copa do Brasil, receberá 2,1 milhões de reais. Vale ressaltar que o rubro-negro será o nosso primeiro adversário na Série B, um mês depois. Será o nosso primeiro teste com times paulistas, considerados favoritos para o acesso à Serie A. Nosso retrospecto nas últimas seis partidas são duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Sendo que nossa última vitória no interior paulista foi há 16 anos atrás, na primeira rodada da Série B de 2007.
Uma epopéia bem menos homérica será vencer o Iguatu, o time que foi nossa pedra no sapato ano passado. Fez um jogo duro contra gente, num gramado extremamente castigado, clima hostil dentro e fora do estádio e com um calor exaustivo. Jogando em casa, acredito que o nosso time, com o nível de concentração necessário, conseguirá passar pelo Azulão. Principalmente porque não tivemos a vantagem da vitória, no estádio Morenão, por causa de erro defensivo da nossa zaga.
Vemos na outra semifinal, que o nosso rival também não teve facilidade contra o Ferroviário. Portanto, não se pode facilitar em jogos que são “tudo ou nada” para as equipes adversárias. O Ceará avançando contra o Iguatu e passando para a semifinal da Copa do Nordeste, terá menos de uma semana para se preparar para o primeiro jogo da final do Campeonato Cearense. Não obstante, avançando para a final, encontraremos um rival lutando para ter a hegemonia do Estado ou um Ferrão querendo fazer bonito neste primeiro semestre, querendo quebrar um monopólio de Alvinegros e tricolores que já dura 28 anos. Não será tarefa fácil.
A partida contra o Atlético-BA é decisivo para um melhor posicionamento nos confrontos de mata-mata do Nordestão, podendo, inclusive, até se evitar um cruzamento para o Clássico-Rei já nas fases seguintes. O tempo de recuperação? Estamos igual ao nosso querido Fidípes: sem pausa! Logo três dias depois já estaremos entrando em campo para jogar as quartas e se tudo der certo, entupir nossa arena dois ou três dias depois para semifinal. Jogos únicos e com disputas de pênaltis em caso de empate no tempo normal.
Sabemos que estes dias serão intensos para os torcedores alvinegros. Basicamente o destino do primeiro semestre define-se nestes próximos jogos. Tivemos uma preparação ascendente até aqui. Muito se criticou a utilização do reservas no jogo contra o Vitória-BA, mas, dentro dos jogos onde poderíamos poupar sem “sofrer”, esta partida foi estrategicamente escolhida.
O que é certo que agora não há mais do que poupar! É força máxima e concentração elevada, se este time quiser chegar longe e trazer coisas boas para a torcida. Mais do que nunca é hora de lembrar que o esforço para alcançar um objetivo, poderá te levar a glória. E a nossa glória é lutar!
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.