Meu Vozão Ceará Sporting Club

Com aval do treinador, atletas da base do Ceará integrarão time profissional em 2023; Confira históricos

David Souza, meia do Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

O Ceará está com os planos da montagem do elenco direcionadas para os desafios que o time que vai na próxima temporada. E, com aval de Gustavo Morínigo, novo treinador da equipe, cinco promessas das categorias de base do Ceará estarão integrando o time principal em 2023. A informação é de Alexandre Mota, do Diário do Nordeste.

LEIA MAIS:
Acertado com Mendoza, Santos encaminha contratação de zagueiro do Ceará
Vozão de olho! Liga Forte Futebol avança em negociações com investidores e solicita reunião com a CBF

Em 2023, o planejamento da diretoria de futebol do Alvinegro é não ter um elenco inchado, como aconteceu nesta temporada. Assim, é esperado que o plantel tenha acima de 26 atletas e ainda integrar atletas que são destaques da base do Ceará.

Dos cinco que estarão no elenco profissional desde o início da temporada, um já vinha atuando pela equipe de cima e foi titular nas últimas rodadas da Série A do Brasileirão. Que é o caso de David Ricardo. Além dele, o goleiro Cristian, zagueiro Jefferson e os meias David Souza e Caio Rafael, que estiveram em campo por alguns minutos na 38ª rodada do Campeonato Brasileirão, também irão trabalhar com o elenco principal.

Toda esta integração vai ocorrer com o aval de Gustavo Morínigo, novo treinador alvinegro. O paraguaio tem um perfil que costuma utilizar promessas da base e que gosta de abrir oportunidades para jovens atletas.

Desses nomes citados, os que mais se destacam são David Souza e Caio Rafael, que casou recentemente. David já foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-17 para participar de amistosos. Ele e Caio têm 18 anos e vínculos até o fim de 2025 com o Ceará.

Cristiano e Jefferson ganharam destaques nesta temporada, principalmente durante a Copa do Brasil Sub-20. Com eles, o Vovô foi até as semifinais e acabou sendo eliminado pelo Flamengo, vice-campeão do certame.

Conheça abaixo o histórico de cada um desses atletas.

Cristian

Goleiro de 20 anos, Cristian é de 2002 e natural de Maravilha-SC. Ele iniciou sua carreira no Atlético-MG e defendeu o time de Belo Horizonte até o ano passado, antes de chegar em Porangabuçu. O arqueiro chegou a atuar emprestado pelo Boa Vista, de Portugal, por empréstimo do Galo durante um período na temporada passada.

Ainda jovem, ele tem passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. Disputou o Sul-Americano Sub-15 em 2017 e Sub-17 em 2019 e foi campeão do Mundial Sub-17 em 2019. Cristian chegou ao Vovô em agosto deste ano para disputar o Campeonato Cearense Sub-20. Ele foi utilizar em 19 partidas e foi titular em todas, sendo 12 pelo Estadual e as outras sete pela Copa do Brasil da categoria, competição onde se destacou bastante. Seu contrato com o Ceará vai até o próximo ano.

Foto: Sthepan Eilert / Ceará SC

Jefferson Maciel

No clube desde 2018, quando chegou para integrar a equipe Sub-17, o zagueiro tem mostrado evolução a cada ano. E esta foi a principal temporada de sua carreira no Vovô. Atleta de 1,93m, o jovem de 19 anos nasceu em 2003, em Santa Luzia-PB. Em 2022, ele vestiu a camisa alvinegra em 13 oportunidades entre Cearense, Copa do Brasil e Brasileirão, todos pela equipe Sub-20.

O defensor já foi utilizado pela equipe principal e chegou a ser inscrito na copa Sul-Americana em 2020. Em julho do ano passado, o clube renovou seu contrato até o fim de 2024.

Jefferson renovou com o Ceará até 2024. Foto: Arquivo pessoal

David Ricardo

Dentre os cinco que irão integrar o time principal, o zagueiro é um dos mais conhecidos pela torcida alvinegra. Jovem de 19 anos, o atleta natural de Teresina-PI chegou ao clube neste ano para integrar o time Sub-20. Com boas partidas, ele foi utilizado pela equipe profissional durante uma partida na Copa do Brasil, quando o time ainda era comandado por Dorival Júnior. Nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, devido lesão de Messias, o atleta foi utilizado como titular.

O Vovô adquiriu 50% de seus direitos econômicos por R$400 mil, junto ao Fluminense-PI. Seu novo contrato, agora diretamente com o Alvinegro, vai até o fim de 2026.

Foto: Thiago Gadelha / SVM

David Souza

Meia de 18 anos, David está na Cidade Vozão desde a categoria Sub-15. Entre 2020 e 2021, o atleta foi convocado algumas vezes para defender a Seleção Brasileira Sub-17 em amistosos. Irmão do atacante Robert Souza, que já foi da base alvinegra e atualmente está no Grêmio, o atleta vem se preparando durante as férias para que possa estar pronto já desde o início da temporada.

No ano passado, ele foi revelado na equipe profissional durante o Cearense, competição que foi utilizado em três jogos. Neste ano, David entrou em campo durante alguns minutos na segunda etapa da última rodada do Vovô na Série A do Brasileiro.

Seu contrato com o clube foi renovado neste ano até fim de 2025.

David durante treino pela Seleção Brasileira Sub-17 no fim de 2020. Crédito: Divulgação / CBF

Caio Rafael

Ainda jovem, muitas coisas na vida do jovem já estão mudando. Casado desde o fim de novembro, o meia teve uma temporada de muito destaque. Em 30 partidas, o atleta balançou as redes em cinco oportunidades e ainda soma duas assistências. No Brasileirão Sub-20, ele marcou três vezes em nove partidas e ainda mandou a bola para o fundo do barbante uma vez em seis jogos pela Copa do Brasil da categoria.

Apesar de ter como principal missão a armação de jogadas, o jogador não é um meia que se prende apenas a isto. No clube desde o Sub-15, o jovem de 18 anos é um meio-campista de mais profundidade, que gosta de atacar e fazer jogadas individuais, além de ter um chute forte de fora da área. No time principal, ele esteve em campo por alguns minutos no segundo período na despedida do Vozão da Série A, na goleada por 4 a 1 sobre o Juventude-RS.

Ele chegou a receber sondagens do mercado nacional e também do exterior, mas o Ceará, para evitar perdê-lo renovou seu vínculo até dezembro de 2025. Ainda com idade abaixo de 20 anos, Cristian, Jefferson, David Ricardo e Caio Rafael devem disputar a Copinha, que será realizada em janeiro. O elenco Sub-20 se reapresentou na manhã desta segunda (5).

Caio Rafael comemorando gol pela equipe Sub-20 do Vovô. Foto: Divulgação / Ceará SC