Meu Vozão Ceará Sporting Club

Brasil cai para o Uruguai nos pênaltis e está eliminado da Copa América

Brasil está eliminado da Copa América
Foto: Candice Ward/Getty Image

O Brasil está eliminado da Copa América. Após empate sem gols no tempo normal, a Seleção Brasileira levou a pior nos pênaltis e perdeu para o Uruguai, neste sábado (6). Agora, os celestes estão classificados para as semifinais da competição continental. Um dia depois da derrota do Ceará para o Santos-SP, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor alvinegro amante da Seleção Brasileira teve mais um motivo de tristeza: eliminação precoce. Após uma partida em período que foi muito “pegado”, digno da rivalidade entre brasileiros e uruguaios, a equipe deu adeus ao sonho de buscar a primeira taça na “era Dorival Júnior“.

Brasil dá adeus à Copa América. Foto: Candice Ward / GETTY IMAGES

Sem Vinícius Júnior, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o jovem Endrick, ex-Palmeiras e agora do Real Madrid-ESP, recebeu oportunidade como titular e foi dele a principal chance de marcar. Mas, no fim do primeiro tempo, o atacante de 17 anos desperdiçou. Oportunidades também surgiram para Raphinha, do Barcelona-ESPN, que também não soube aproveitar. No segundo tempo, o Brasil ainda ficou com um a mais quando Nahin Nández cometeu uma falta violenta com as travas da chuteira no tornozelo de Rodrygo. Mas, mesmo com um a mais, a Canarinho não fez valer a superioridade numérica em campo.

Nos pênaltis, Eder Militão foi o primeiro a bater e perdeu. Depois, Douglas Luiz, que havia entrado no decorrer do segundo período, também desperdiçou. Alisson, goleiro brasileiro, ainda tentou amenizar a situação pegando um chute. Mas, o Uruguai venceu por 4 a 2 nas penalidades e carimbou sua vaga na semifinal da competição continental. Agora, a seleção celeste vai encarar a Colômbia, que eliminou o Panamá com goleada por 5 a 0. Quem levar a melhor, enfrenta Argentina ou Canadá na final.

Em jogo acirrado, Brasil é eliminado da Copa América nos pênaltis. Foto: AFP

CAMPANHA BRASILEIRA NA COPA AMÉRICA

Apesar de invicto, o retrospecto brasileiro não pode ser visto como positivo no torneio. Isso porque de quatro jogos disputados, foram três empates – dois na fase de grupos com Costa Rica e Colômbia – e um nas quartas com o Uruguai e a única vitória aconteceu ainda na primeira sobre o Paraguai, que não somou nenhum ponto e terminou na última posição do grupo D. A Seleção Brasileira fez feio na primeira competição oficial na “era Dorival Júnior“, técnico que comandou o Vozão por menos de três meses em 2022. Inclusive, a imagem que certamente ficará marcada sobre o treinador desta Copa América será dele sequer conseguindo entrar na “rodinha” de atletas para discursar antes das cobranças alternadas.

Dorival Júnior não teve um bom comando na Copa América, sua primeira competição oficial como técnico da Seleção. Crédito: Sportv