Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará aciona Conmebol contra Independiente-ARG por descumprimento de regras; entenda

Foto: Divulgação / Conmebol

Faltando 12 dias para o confronto com o Independiente, que será realizado na Argentina, pela Sul-Americana pela quarta rodada da fase de grupos, o Ceará ainda não iniciou a venda de ingressos para sua torcida. Através do diretor de eventos e operações de jogo, Veridiano Pinheiro, o clube se manifestou nessa sexta-feira (13) e revelou ter acionado à Conmebol contra os “hermanos” por descumprimento de regras quanto a valores e disponibilização de carga mínima de ingressos.

LEIA MAIS:
Antes de duelo pelo Brasileirão, torcidas de Ceará e Flamengo se unem em ação solidária
Atacante do Ceará completa dois meses sem estrear; entenda o caso
“Torcida vaiar é complicado”, lamenta Nino Paraíba; confira trechos da coletiva

Buscando adiantar todo o processo para que seu torcedor pudesse adquirir o bilhete, comprar passagem e resolver as demais pendências para se fazer presente na última rodada da primeira fase da Sul-Americana, a diretoria alvinegra entrou em contato com os argentinos no fim de março. Porém, apenas 800 entradas foram disponibilizadas inicialmente para os cearense. Sendo assim, o clube ingressou na Conmebol, instituição que organiza o torneio, e o Independiente teve que ampliar para 2.000 ingressos, carga mínima para torcida torcida visitante prevista em regra da entidade.

“Desde o dia 31 de março o Ceará procurou o Independiente para procurar iniciar a negociação e ver como seria a venda dos ingressos. Diante mão, eles nos passaram que só iriam disponibilizar 800 ingressos para nossa torcida. Sabendo da alta demanda que teríamos para esse jogo histórico, onde o torcedor alvinegro vai marcar grande presença, não atenderia. Tentamos de todas formas, mas eles estavam bastante irredutível e fomos via Conmebol, através do regulamento da competição, que prevê no mínimo 2.000 ingressos. A Conmebol acionou eles e já disponibilizaram e confirmaram os 2.000 ingressos”, revelou o dirigente cearense.

Porém, um novo imbróglio surgiu entre argentinos e brasileiros. Há duas semanas, o clube de Avellaneda avisou aos alvinegros que os valores dos ingressos estariam custando 50 dólares, mais de R$250 na cotação atual, muito acima do que vem sendo cobrado pelo time na disputa que é cerca de 14,50 dólares.

Como é de exigência da Conmebol que os valores das entradas sigam uma padrão com uma base média do que já vem sendo cobrado em jogos anteriores na competição, o Ceará voltou a acionar a entidade para questionar os preços abusivos cobrados pelo Independiente. Os argentinos já receberam a solicitação da instituição, mas ainda não houve pronunciamento oficial a respeito do caso.

“Eles protelaram bastante, pediram para falar mais próximo do jogo. O jogo foi se aproximando, o clube pretendia ter iniciado a venda já no início dessa semana para o torcedor viajar de forma tranquila, com seu ingresso já garantido. Esse é o objetivo do Ceará, que o torcedor não saia daqui sem ingresso para não chegar lá, não conseguir entrar (no estádio) e causar uma frustração. O Independiente nos respondeu com um valor de 50 dólares, um valor consideravelmente muito alto. Primeiro, fazendo um comparativo ao jogo deles aqui com a gente que custou R$60 e convertendo ficou menos de 12 dólares. Então, estava totalmente desproporcional. O regulamento da competição reza que tem que praticar um valor que seja uma média de preço que já fez na competição. Eles só fizeram um jogo em casa, contra o General Caballero, do Paraguai, que cobraram 100 mil guaranis e convertendo deu algo em torno de 14 dólares. A gente não achou justo. O Ceará sempre vai estar lutando uma coisa justa ao seu torcedor. Então, mais uma vez acionamos a Conmebol e, assim, a Conmebol ainda não nos respondeu”, finalizou.

Desta forma, o Vovô tem como previsão iniciar as vendas dos vouchers para seu torcer já na próxima segunda-feira (16) para que, ao chegar na cidade argentina, os alvinegros façam a troca do ticket pelo seu ingresso.

Na competição sul-americana, o Ceará é o único time dentre os 32 que tem campanha com 100% de aproveitamento e ocupa a primeira posição do Grupo G com 12 pontos em quatro jogos.