Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará de Barroca: Resultados positivos, performances negativas

Eduardo Barroca, treinador do Ceará
Foto: Vozão TV

Após a derrota na segunda rodada da série B 2023 para a equipe do Guarani de Campinas pelo placar de 3 a 0, o Ceará iniciou uma série de mudanças. Começando pelo comando técnico. Gustavo Morínigo sai de forma surpreendente, nas vésperas do segundo jogo da final da Copa do Nordeste, inclusive com bons números à frente do Vovô. E para seu lugar, entra Eduardo Barroca, que iria começar a mexer em diversas peças importantes até ali.

Mudanças de “Mister Barroca”

Diferente de Morínigo que tinha como pilar os três atacantes que mais se destacaram no início de temporada, que eram Janderson, Erick e Vítor Gabriel, este mais centralizado, Barroca decidiu manter apenas Erick e povoar o setor do meio campo. Então ele traz jogadores que não vinham sendo usados pelo Ceará, como Chay, Jean Carlos e muda um pouco a forma de jogar.

Jean Carlos vem sendo importante no Ceará de Barroca
Foto: Stephan Eilert/AE

O time do Ceará que costumava ser bem veloz e não se importava tanto em ter a bola dominada, passou a cadenciar mais o jogo e fazer tudo funcionar pelo meio. O atual técnico, além de sacar Janderson, que era um dos destaques desse ataque, passa a colocar no banco Guilherme Castilho, que está entre os artilheiros desse elenco.

Nos últimos jogos ele vem fazendo alguns testes, uns por vontade própria, outros para recompor algumas peças ausentes. A dupla de volantes do momento é composta por Richardson e Willian Maranhão, dois jogadores fortes na marcação. A zaga do jogo contra a Chapecoense foi Léo Santos e David Ricardo. Caíque vem aparecendo nas laterais. E a grande incógnita do momento, o goleiro Richard, que vem tendo altos e baixos, sendo bancado pelo professor

Números do Professor:

8 jogos

24 pontos disputados

16 conquistados 

Aproveitamento 66% 

3 jogos em casa. (2V, 1D) 

Aproveitamento de briga por G4

Eduardo Barroca, treinador do Ceará.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Barroca vem fazendo um bom trabalho em termos de resultado, a qualidade do jogo já não é tão convincente, é lógico que o que importa é o placar, a bola na rede, mas quando você tem o controle de jogo e um time que consegue jogar o bom futebol, acaba correndo menos riscos. Na série B, se seu time tem qualidade, ele desponta. Se for o mediano, que bota a bola na rede, mesmo às vezes não fazendo boas partidas, vai ter que lutar muito para subir.