O Ceará ficou no 0 a 0 com o Náutico-PE, no estádio dos Aflitos, pela terceira rodada da Copa do Nordeste. O Vozão, que atuou com uma equipe alternativa, terminou a partida com sete jogadores formados nas categorias de base em campo.
A Cidade Vozão cada vez mais revela jovens para o futebol brasileiro e também mundial, como são casos de Felipe Jonatan (Santos-SP), Arthur Cabral (Benfica-POR), Artur Victor (Zenit-RUS) e outros. No ano passado, com o sucesso da base “arrastando” a maioria dos títulos estaduais, o Vozão iniciou a temporada com o time principal abrindo espaço para as “pratas da casa”.
Na noite da última quarta (14), o Alvinegro entrou em campo com uma equipe alternativa. Dos 18 que foram relacionados e embarcaram para Recife-PE, 10 foram formados no centro de treinamento (CT) de Itaitinga. Desses, os zagueiros David Ricardo, que vem sedo utilizado no time “de cima” desde 2022, e Jonathan, que iniciou atuando na lateral-direita, e os meias Léo Rafael e Caio Rafael começaram entre os 11 titulares.

No decorrer do segundo tempo, Vagner Mancini promoveu substituições e colocou em campo mais cinco atletas do Sub-20: zagueiro Stanley Boateng, que fez sua estreia profissional, lateral-direito Jotavê, volante Steven Nufour, atacante João Victor e o centroavante Pablo.
A equipe alvinegra terminou o jogo com a seguinte formação: Richard, Jotavê, Lucas Ribeiro, Jonathan, David Ricardo e Paulo Victor; Boateng, Steven e Jonathan; Janderson, João Victor e Pablo. Ou seja, ao apital final do confronto nordestino, o Vovô estava com sete atletas da base em de campo.
Desta forma, dos 10 atletas da base que foram relacionados, apenas Caiozim não foi utilizado. O jovem volante tem apenas 16 anos, foi reserva no time profissional do Ceará pela segunda vez – a primeira havia sido na estreia do Nordestão contra o Juazeirense/BA -, mas ainda não fez sua estreia. O meio-campista assinou recentemente seu primeiro contrato profissional.

CEARÁ TEM MELHOR BASE DO NORDESTE
Pelo quinto ano seguido, a base do Vozão foi eleita a melhor da região nordestina. Os dados foram publicados pelo site “Da Base“, especialista em conteúdos e estatísticas de categorias de base do futebol brasileiro e também da Seleção Brasileira, no dia 1º de fevereiro.
De acordo com o portal, o Alvinegro é o 11º melhor ranqueado do Brasil neste quesito com 897 pontos que são contabilizados por campanhas em competições estaduais, regionais e nacionais de base desde 2016.

Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.